Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Algodão no MT - Recorde em Área, Produção e Valor de Exportação

O cenário do ano para a produção de algodão em Mato Grosso está finalizando com vários recordes, em área plantada, produção, preço e valor de exportações. Toda a cadeia do setor algodoeiro proporcionou os recordes de 2011, o baixo estoque no início do ano forçou as indústrias têxteis a pagarem mais pela pluma, o que estimulou o aumento de área plantada.

O fator preço acirrou a competição entre milho e algodão 2ª safra, ambos com cotações atrativas na janela de plantio, e foi nesse momento que muitos produtores que tradicionalmente não plantam algodão optaram pela pluma, contribuindo para a área recorde de 724.943 ha no Estado de Mato Grosso. Naturalmente, a produção decorrente dessa grande área afetou as cotações da pluma no mercado mesmo antes da colheita, e em abril os preços começaram a declinar com expectativa de uma grande oferta, atingindo o preço mínimo em julho, mas reagindo com pequena alta nos meses seguintes. A grande euforia do início deste ano resultou em poucos negócios nos últimos meses. Com a demanda fraca, os produtores seguraram o estoque de algodão, o que diminuiu o poder de barganha.

Fazendo a análise dos preços médios da pluma do algodão no Estado de Mato Grosso, nota-se que os valores apresentaram elevadas oscilações durante este ano. Em meados de março, o preço médio atingiu o seu ápice, sendo cotado a uma média de R$ 128,69/@.

A partir de abril o preço começou a perder valor, pressionado pela previsão de grande oferta da pluma nos meses seguintes devido ao início da colheita.

No mês de agosto o preço apresentou leve aumento de 6,4% com relação a julho, mês em que a pluma atingiu o valor mais baixo desde o início de 2011.

Com a crise europeia e a elevada oferta da pluma no mercado, o preço médio para o mês de dezembro, início do plantio, está sendo cotado na casa dos R$ 51,96/@, influenciado também pela baixa qualidade da pluma.

Com a demanda estável pela indústria têxtil e com novo recorde de produção em 2012, o preço tende a ser incerto nos primeiros meses do próximo ano, pelo menos enquanto os estoques continuarem altos.

Fonte:|http://www.sonoticias.com.br/agronoticias/mostra.php?id=48611

Exibições: 70

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço