Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A temporada de inverno 2019 da alta-costura prova que o high fashion não tem apenas o poder de fazer sonhar e inspirar, mas também de causar provocações e questionamentos que são relevantes para a indústria como um todo.



"Roupas são modernas?" foi o slogan do desfil de alta-costura da Dior (Foto: Getty)



"Roupas são modernas?'. Foi Maria Grazia Chiuri, diretora criativa da Dior -- que tem uma predileção por abrir seus desfiles com frases de efeito -- quem recolocou a questão em pauta durante a Semana de Moda de Alta-Costura, em Paris. A máxima -- que é título do ensaio de 1944 do sociólogo Bernard Rudofsky -- estampava o primeiro look da apresentação de inverno 2019 da maison francesa. 

O questionamento de Chiuri não poderia ser mais pertinente. Os métodos de produção da moda que consumimos em massa parece longe das boas intenções da nova geração que usa canudos de metal e marcha contra o aquecimento global. A cadeia de produção e consumo de moda (a indústria é a segunda que mais polui no mundo, perdendo apenas para a petroquímica) é cada vez mais associadas com lixões, poluição e o fast-fashion virou quase sinônimo de condições suspeitas de trabalho. 



Detalhe de vestido na passarela de alta-costura da Dior inverno 2019 (Foto: Getty)



No entanto, num desfile onde as roupas são acessíveis a uma parcela ínfima da população mundial e feitas sob medida, à mão, seguindo processos artesanais low-tech e técnicas às vezes centenárias, a frase até poderia parecer um contrasenso. A alta-costura -- que vem tendo sua relevância questionada dese o advento do ready-to-wear --  se posiciona hoje como a antítese do que se tornou o ciclo econômico linear da moda prêt-à-porter. As roupas que valem milhares de euros podem até ser um capricho elitista reservado ao 0,0001% mas também são o resultado do trabalho de um time de artesãos altamente qualificados (com todos seus direitos trabalhistas devidamente respeitados) que trabalham segundo um ritmo que vai na direção contrária do fast-fashion. 

O desfile de Chiuri -- que teve o preto como ponto de partida e mostrou reinterpretações modernas da silhueta Dior de cintura marcada e formas orgânicas -- não resolveu o paradoxo proposto pela própria, mas com certeza foi um dos mais icônicos da designer no comando da maison (a primeira mulher na história da marca). A era de Chiuri na Dior é marcada pela sua postura feminista que lhe rendeu até uma medalha da Légion D'Honneur, maior condecoração civil da França, entregue logo depois do desfile da marca na última terça-feira, pelas mãos da Secretária de Igualdade entre homens e mulheres da França. 



Desfilde Dior alta-costura inverno 2019 (Foto: Getty)



Valentino 

Se o valor humano da moda era uma das nuances por trás do slogan do desfile da Dior, na passarela da Valentino (comandada, coincidentemente, pelo ex-colega de Maria Grazia, Pierpaolo Piccioli), ele foi o tema principal. Ao final da apresentação da marca na quarta-feira, Piccioli recebeu os agradecimentos junto ao time de petit-mains ("pequenas mãos", em francês, como são chamados os artesãos de moda da alta-costura) da maison. A coleção foi dedicada ao trabalho do estúdio de alta moda, com cada look sendo nomeado em homenagem aos costureiros. O maior exemplo é o vestido rosé feito de aplicações de rosa, confeccionado a mão por mais de 2010 horas. "Até os tecidos mais caros são apenas pedaços de tecido. Eles não podem ser comparados com o esforço humano", disse Piccioli ao final do desfile, que arrancou lágrimas da plateia, incluindo o próprio Valentino Garavani e Céline Dion.



Look da Valentino que levou mais de 2010 horas para ser feito (Foto: Getty)



Emocionar sua plateia parece ser um dos muitos talentos do italiano que já havia levado os convidados às lágrimas no desfile de alta-costura da temporada de verão 2019 com um desfile de casting majoritariamente negro, capitaneado por Naomi Campbell. Mesmo sendo a representação mais fantástica, etérea e inacessível da moda, parece que a alta-costura também sabe ter os pés no chão. 



Pierpaolo Piccioli entre os artesãos da Valentino, ao final do desfile (Foto: Getty)

https://revistamarieclaire.globo.com/Moda/noticia/2019/07/alta-cost...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 168

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço