Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
Paris espera uma das temporadas de alta-costura mais calmas de que há memória — sem desfiles de Dior, Gaultier ou Valentino e sem grandes estreias, embora a temporada paralela de alta joalharia continue a expandir-se rapidamente.
Na sequência da saída de Maria Grazia Chiuri da Dior e da decisão do seu sucessor, Jonathan Anderson, de se concentrar na moda masculina com o seu aclamado desfile aberto em junho, a maison salta esta temporada. A Valentino também está a fazer uma pausa, privando o calendário de outro dos seus favoritos.
Além disso, Jean Paul Gaultier — após a nomeação de Duran Lantink como sucessor final do fundador em abril — pôs fim à sua muito apreciada estratégia de apresentar uma coleção de alta-costura desenhada por um talento convidado.
A Balenciaga vai apresentar a última coleção do seu diretor criativo Demna, que deixa a empresa para assumir o cargo de estilista da Gucci, outra marca do problemático império de luxo Kering.
Os fãs informados da alta-costura irão certamente aproveitar a próxima semana em Paris para ver "Balenciaga by Demna", uma exposição de currículo com curadoria de Demna de 101 sucessos selecionados da sua década na casa, de 2015-2025 — encenada na sede da Kering, dentro do histórico Laennec, na rue de Sèvres, na Margem Esquerda. Uma exibição impressionante de códigos de design, volumes, silhuetas e atitudes que definiram a obra única do designer nascido na Geórgia.
"Balenciaga by Demna" inclui um catálogo, concebido como uma revista de moda brilhante, e a coleção completa de todos os seus convites para desfiles conceptuais Balenciaga. Está patente de 26 de junho a 9 de julho e é aberta ao público. O seu convite para a Balenciaga desta estação é um carretel de fio dourado, e a sua última festa em Paris será no Maxim's. Maurice Chevalier teria aprovado.
Duas casas de pronto-a-vestir juntaram-se para apresentar desfiles no domingo, 6 de julho: Patou à noite e Celine às 14h. Com efeito, a estreia de Michael Rider na Celine pode muito bem vir a ser o maior desfile da semana — embora tenha um número muito difícil de seguir, visto que o seu antecessor, Hedi Slimane, triplicou as vendas anuais para mais de 2 mil milhões de euros nos seus sete anos de mandato.
A temporada também inclui desfiles de costureiros aclamados pela crítica, desde vanguardistas como Iris Van Herpen e Viktor & Rolf a classicistas como Elie Saab e Giambattista Valli, e novos talentos como Julie de Libran, Ashi Studio e Yuima Nakazato.
A temporada de alta-costura, que vai de segunda-feira, 7 de julho, a quinta-feira, 10 de julho, conta com 24 casas respeitáveis no calendário oficial, incluindo desfiles duplos de Armani Privé e Chanel. Este será o último desfile concebido por um atelier interno. O novo designer da casa, Matthieu Blazy, apresenta o seu primeiro desfile em outubro.
Embora, de certa forma, a Chanel já tenha dado início à temporada com uma deslumbrante exibição de alta joalharia na sua boutique e showroom da Place Vendôme, na sexta-feira à tarde. Foi uma exibição brilhante, contendo a última coleção do elegantemente habilidoso designer de joias da casa, Patrice Leguéreau, que morreu em novembro passado. Uma reunião de três elementos-chave no ADN de Coco Chanel — estrelas, asas e o seu símbolo favorito, o leão — marcou um brilhante adeus criativo de Leguéreau. A apresentação contou com vários destaques, como o colar de diamantes "Asas de Chanel", centrado numa safira de 19,55 quilates e com um preço de 11 milhões de euros.
Há mais de uma década, a Fédération de la Haute Couture et de la Mode, o organismo que rege a moda francesa, designou o último dia da alta-costura para a joalharia de gama alta — quando marcas de renome como Cartier, Van Cleef & Arpels e Boucheron organizavam exposições privadas e jantares exclusivos. Posteriormente, a alta-costura foi invadida por marcas de joias internacionais e pelas divisões de joias das principais marcas de moda, lutando pela atenção quando milhares de clientes VIP, centenas de editores e dezenas de traficantes de influências estão em Paris.
O leque é impressionante — desde Damiani, o joalheiro de luxo italiano que celebrou o seu centenário no ano passado, até Serendipity, da talentosa joalheira chinesa Christine Chen, que será exibida no Musée Guimet, o principal museu de arte asiática de Paris. Ou podem ir à sede da Sotheby's em Paris, onde o criador grego Niko Koulis apresentará 30 peças excecionais e 10 criações específicas para eventos numa exposição de venda de estreia.
Os mais comerciais poderão assistir ao pequeno-almoço de alta-costura de David Yurman no seu showroom da rue Saint-Honoré. Outros irão procurar a estreia de mais um joalheiro: Sahag Arslanian. A terceira geração de uma família de especialistas em diamantes com mais de 70 anos de legado enraizado em Antuérpia, Arslanian lançará oficialmente a sua primeira coleção de alta joalharia.
No âmbito de uma semana em que as mulheres mais bem vestidas do mundo convergem para Paris para adquirir as criações mais elegantes e caras que a Cidade Luz pode oferecer.
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