Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

imagem


Por Solange Maldonado
Estilista e Diretora da Escola de Moda Solange Maldonado


Assistindo a um vídeo da grife Chanel me encantei com as propostas de riqueza e exuberância das peças desenvolvidas para o Outono-Inverno 2014/15. Tecidos ricamente criados especialmente para a grife. Um trabalho de maestria, leveza e glamour.

Visualizar a criação dos bordados e até mesmo das tramas de um tecido é algo mágico. Os altos padrões de modelagem, corte e desenvolvimento das peças, a possibilidade de se ter algo único, é completamente inebriante num mundo onde o descartável ocupa cada vez mais espaço.

Vejam abaixo, a descrição na Wikipédia.

Alta-costura
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alta-costura (do francês haute couture) refere-se à criação em escala artesanal de modelos exclusivos, frequentemente bordados exclusivos com pedrarias e metais preciosos, vendidos por altos preços para clientes abastados. O preço de um vestido de alta-costura, assinado por um estilista iniciante, não custava menos do que 15.000 euros, em janeiro de 2011. Para modelos bordados, havia um acréscimo de, pelo menos, 45.000 euros. Numa grande maison, o preço dobra.
Originalmente, o termo foi aplicado ao trabalho realizado pela maison de Charles Frederick Worth, um inglês que produziu em Paris, em 1858, o primeiro desfile de moda conhecido (e, além disso, usando modelos, em vez de cabides, outra novidade na época). Na França moderna, haute couture tornou-se uma denominação que goza de proteção jurídica e que só pode ser usada por empresas que atendam a determinados padrões bem definidos. Todavia, o termo também é usado para descrever toda a produção dos grandes costureiros, seja ela produzida em Paris ou em outras capitais da moda, como Milão, Tóquio, Nova York, Roma e Londres.

Quero compartilhar com vocês o vídeo e as fotos deste lindo trabalho.
Chanel Fall-Winter 2014/15: http://www.youtube.com/watch?v=M_WUvsFY9-4




Especialmente este trabalho (abaixo) me encantou. O tule foi todo bordado no formato do molde e sobre este a aplicação do bordado que contorna o decote. A peça já foi costurada totalmente bordada! Na Alta Costura, acabamentos feitos à mão são utilizados na finalização de detalhes, o que faz da peça uma joia para vestir.


Já o modelo abaixo, apesar do bordado suntuoso, tem uma proposta mais casual, clean.



Um detalhe que chama a atenção em todas as peças: modelagem básica em contra ponto com a suntuosidade dos bordados. Em todos os aspectos, menos é sempre mais; mesmo quando se trabalha com glamour e brilho. Alguns criadores jovens tendem a poluir suas criações na expectativa de mostrar riqueza e suntuosidade. Quer destaque? Um detalhe!

Tão importante quanto a riqueza dos bordados é a modelagem, o corte e os acabamentos. Neste quesito, o software Audaces Vestuário aliado ao 3D é tudo de bom. Ganha-se tempo e praticidade mesmo em peças sob medida como apresentadas nesta matéria. A criação e o desenvolvimento da peça no computador minimizam custos e nos leva a obter o caimento perfeito. Audaces Vestuário - Uma mostra de que os altos padrões da Alta Costura podem ser conseguidos na indústria do vestuário em série. A precisão de detalhes, o corte perfeito e a rapidez com que se produz tudo isso, testando no 3D, é a tecnologia do momento. Por Solange Maldonado
Estilista e Diretora da Escola de Moda Solange Maldonado

Exibições: 385

Responder esta

Respostas a este tópico

  A precisão de detalhes, o corte perfeito e a rapidez com que se produz tudo isso, testando no 3D, é a tecnologia do momento.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço