Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Alunos do SENAI CETIQT apresentam projeto na Casa Museu Eva Klabin

Mostra traz protótipos desenvolvidos por bolsistas do projeto de Iniciação Científica “A importância do registro da produção em Design de Moda”

A partir da linha de pesquisa “Design, Moda e Cultura: memória viva é memória preservada com Eva Klabin”, cinco estudantes do curso de Design de Moda do SENAI CETIQT analisaram cinco peças do acervo da colecionadora de moda Eva Klabin (1903 – 1991) para fazer uma releitura desses modelos, priorizando formas, mantendo as cores aproximadas das roupas originais e utilizando tecidos doados pela fábrica brasileira Werner para compor seus protótipos. A apresentação desses modelos ocorreu no último sábado (01/12), na sede da Casa Museu Eva Klabin, na Lagoa.

“Esse projeto faz parte de uma iniciação cientifica que começou ainda em 2013 e partiu primeiro de um levantamento bibliográfico de referências da colecionadora Eva Klabin”, explica a professora do curso de graduação em Design de Moda Ana Paula Carvalho. “A ideia era fazer com que as alunas experimentassem, enquanto designers de moda, um laboratório de observação do guarda roupa da Eva para trabalhar nos protótipos com um olhar contemporâneo dessas peças”, explica a docente.

Os looks foram elaborados pelas alunas bolsistas Cláudia Porto, Juliana Cordeiro, Luana da Silva, Luciana Chede e Raíssa Campos e percorreram todas as etapas de criação, desde pensar os croquis, passando pelo processo de modelagem, até a execução dos protótipos com o apoio do professor Paulo Fulco. As peças foram expostas na Casa Museu Eva Klabin durante o evento do último sábado e voltarão, a partir desta semana, para a unidade Riachuelo do SENAI CETIQT.

Além dos protótipos, os professores Ana Paula Carvalho e Paulo Fulco, junto das alunas bolsistas e dos professores do curso de Engenharia Química da instituição Ronaldo Souza e Alexandre Fernandes, realizaram uma ficha técnica do projeto com o objetivo de manter todos os dados das peças da Casa Museu Eva Klabin acessíveis para que qualquer designer possa reproduzir, de maneira fiel e semelhante à época, os modelos expostos.

Essa ficha foi apresentada no XIII Encuentro Latinoamericano de Diseño, organizado pela Faculdade de Design e Comunicação da Universidade de Palermo, em Buenos Aires. O congresso reuniu mais de 360 instituições de ensino da América Latina que atuam no campo de Design.

http://senaicetiqt.com/alunos-e-professores-do-senai-cetiqt-apresen...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 386

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço