No âmbito da Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial do Setor das Duas Rodas (AM2R) estão a ser desenvolvidas soluções, como um casaco inteligente e acessórios, para melhorar a segurança dos utilizadores de bicicletas e trotinetes.

[©CeNTI]

Os produtos estão a ser desenvolvidos no CeNTI no âmbito desta agenda, liderada pela Polisport Plásticos S.A. e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que reúne cerca de 45 entidades e prevê introduzir 55 novos produtos, processos e serviços no mercado.

Um dos produtos desenvolvidos no âmbito deste projeto é um casaco sustentável com iluminação cujo principal objetivo é aumentar a visibilidade e o conforto dos motociclistas, ciclistas ou utilizadores de trotinete. O casaco inteligente pode ser curto ou longo, incorpora peças de tecido (escapulário) com iluminação passiva (fitas refletoras e fibras fosforescentes) e ativa (fios eletroluminescentes ou fios LED). De acordo com os investigadores, este produto será especialmente útil em ambientes urbanos, à noite e em locais com pouca luminosidade.

A partir de resíduos têxteis e compósitos com elevadas propriedades mecânicas, foi criada uma bolsa complementar, com tecnologias inteligentes que «promovem a interação do produto com o utilizador e o ambiente ao redor», salientam os investigadores, permitindo, nomeadamente, que um ciclista indique a intenção de mudança de direção e que seja dado um alarme em caso de travagem brusca ou proximidade de outros veículos. Estes avisos são emitidos através de iluminação ativa na bolsa e da vibração dos punhos da bicicleta ou trotinete, que comunicam e interligam diretamente com a bolsa.

Nesse sentido, estão ainda a ser desenvolvidos punhos de bicicleta e de trotinete ergonómicos e funcionais, conectados com a bolsa e incorporando sensores e atuadores, que podem ainda sinalizar quedas. Através de vibração, o utilizador é alertado para situações de risco.


[©CeNTI]

Associada ao casaco, punhos e bolsa, os investigadores criaram, também, uma aplicação móvel capaz de comunicar e reforçar os avisos gerados pelos diferentes produtos. Os respetivos protótipos encontram-se em fase de otimização, estando previstos, para breve, testes em ambiente real.

Os investigadores estão, também, a desenvolver novos sistemas de iluminação, sinalização e sensorização que, acoplados em infraestruturas como módulos de apoio em ciclovias, vão informar os utilizadores de duas rodas de diversos acontecimentos na via, nomeadamente obras, acidentes, vias fechadas, intempéries, o fluxo existente e ainda a direção e velocidade dos outros utilizadores, assim como um novo sistema de carregamento de baterias por indução, concebido para postos de carregamento de bicicletas elétricas.

https://portugaltextil.com/am2r-desenvolve-casaco-inteligente/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 13

Responder esta

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço