Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Ambientalistas protestam contra uso de couro na indústria da moda

Manifestantes vestem-se de vacas, coelhos e raposas para chamar a atenção na abertura do Berlim Fashion Week, evento mais importante da moda na Alemanha

SÃO PAULO - Ambientalistas da organização defensora dos animais Peta protestaram diante do principal evento da moda na Alemanha, o Berlim Fashion Week, aberto nesta terça-feira, 14.

Os manifestantes exibiram cartazes contra o uso de peles de animais pela indústria da moda. Duas manifestantes apareceram diante do evento com o corpo pintado com manchas semelhantes às de bovinos. Uma usava orelhas de coelho e outra se fantasiou de raposa.

Empresas brasileiras participam do evento, que exibe os destaques e negócios da passarela na semana de moda na capital alemã. Outros eventos de moda atraem expositores de todo o mundo em Berlim nesta semana.

Um dos destaques entre as feiras que acontecem na Berlim Fashion Week são os eventos voltados para a moda sustentável, segmento que ganha cada vez mais mercado e busca produzir moda de uma maneira mais justa, o que vale não apenas para a produção mas também para comércio e distribuição.

Integrandes da organização Peta protestam contra o uso de peles de animais pela indústra da moda no Berlim Fashion Week

Grifes. O Berlin Fashion Week tem uma grande força de mercado, com mais de dez feiras acontecendo simultaneamente aos desfiles.

Estilistas mostram suas criações em uma grande tenda montada em frente ao Portão de Brandemburgo, mas também dá espaço para novos criadores de diversos países.

Estilistas africanos, romenos e dos países bálticos estão no programa, ao lado de nomes consagrados como Hugo Boss.

A feira mais popular é a Bread & Butter, que apresenta marcas de apelo mundial e grandes festas, passando por artigos sustentáveis de luxo e moda esportiva.

Melissa. Criada em 2001, em Colônia, a Bread & Butter tem foco em jeans e streetwear, trabalhando principalmente com exibidores que atuam no mercado global, como Adidas, Lacoste e a brasileira Melissa.

"Participamos da Bread & Butter desde 2006" e acredito que essa é a melhor forma de estarmos presentes no mercado internacional," declarou ao portal alemão DW o executivo brasileiro Junior DaSilva, coordenador internacional de vendas da Melissa.

Depois de parcerias com grandes estilistas como Vivienne Westwood e Jean-Paul Gaultier, a grande novidade da Melissa para 2013 é uma coleção assinada pelo alemão Karl Lagerfeld, informou o executivo.

Lagerfeld poderia vir ao Brasil para o lançamento da coleção em março, mas a informação ainda não foi confirmada.

Moda ecológica. Há alguns anos, o conceito de moda sustentável vem mudando, e esse movimento se torna cada vez mais forte. Trata-se de marcas e estilistas que se preocupam em produzir de maneira ecologicamente correta, com tecidos orgânicos e trabalho justo, mas sem perder o viés inovador e moderno de suas criações. Grandes estilistas, como Stella McCartney, só trabalham de maneira sustentável.
 
O Greenshowroom quer mostrar que o mercado de luxo também pode ser sustentável em Berlim, onde há quatro feiras dedicadas exclusivamente à chamada moda ecológica.

O evento acontece no hotel Adlon e apresenta a sustentabilidade como artigo de luxo. Já a moda casual e streetwear é apresentada na Ethical Fashion Show, que também conta com a participação de brasileiros, como os etilistas da grife Caboclo, que resgata a cultura regional através do trabalho de artesãos do nordeste do Brasil na produção de suas sandálias e sapatos.

Outra brasileira que participa da feira é a estilista Renata Campos, que faz roupa com matérias reutilizadas, como lonas de caminhão e câmeras de ar de pneus.

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,ambientalist...

 
 

Exibições: 132

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço