Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Anos após a tragédia Rana Plaza, muitas das fábricas de Bangladesh ainda são "armadilhas de morte"

O colapso da fábrica de vestuário em 2013 de Bangladesh Rana Plaza, que matou pelo menos 1.133 pessoas, foi visto em todo o mundo como uma chamada wake-up. Já tinha havido várias tragédias mortais em enorme e crescente indústria de vestuário do país, como o 2012 Tazreen Fashions fogo, mas as mortes em Rana Plaza estávamos em uma nova escala.

Ninguém poderia ignorar as terríveis condições que os trabalhadores trabalharam em qualquer tempo, e os varejistas internacionais se esforçavam para prometer seu compromisso de garantir a segurança em suas cadeias de suprimentos. Mais de dois anos depois, no entanto, muitas das fábricas que produzem roupas para lojas de varejo ocidentais permanecem deathtraps e tragédias à espera de acontecer, de acordo com a organização encarregada de fiscalizar esses compromissos.

Estamos agora mais ou menos a meio do de cinco anos, o acordo juridicamente vinculativo que uma coalizão internacional de marcas e organizações assinaram, prometendo tornar a indústria de vestuário do Bangladesh segura. Enquanto o Bangladesh Accord on Fire e Construção Segurança e os seus signatários tenham feito um grande volume de trabalho, o seu progresso na melhoria da segurança tem sido dolorosamente lento. Por própria admissão do Accord, é significativamente atrasada em fazer as mudanças estruturais e processuais necessárias para manter os trabalhadores de vestuário de Bangladesh segura.

"Para a grande maioria das nossas fábricas, a correção está por trás", diz Rob Wayss, diretor-executivo do Accord. "Em muitas das nossas fábricas, é muito para trás."

As razões

De acordo com Wayss, "quase tudo" de que o trabalho deveria ter sido feito já. Muitas fábricas foram concedidas extensões em seus prazos de violações de fixação, que em última análise é que alongamento cronograma original de cinco anos. Em toda a probabilidade, isso não é realmente o ponto a meio caminho por mais tempo.

As razões para os atrasos são numerosos. Alguns são válidos, Wayss diz, enquanto em outros casos, "as razões não são aceitáveis."

O processo de fazer a indústria de vestuário do Bangladesh seguro é um enorme empreendimento de complexidade surpreendente. Até à data, o Accord, que agora tem cerca de 120 funcionários, inspecionou mais de 1.300 fábricas em Bangladesh, e tem cerca de 150 fábricas recém-listadas para verificar. Ele também está tomando a liderança na renovação de cerca de 250 fábricas inspecionadas pela Aliança para a segurança Bangladesh Trabalhador, uma coalizão separada que se formou após Rana Plaza.

O que o Accord encontrado quando começou inspeções era uma indústria que tinha sido construído ao acaso, para colocá-lo generosamente. Virtualmente cada fábrica tinha uma ladainha de questões de segurança. Quase todos faltava portas eficazes de incêndio, sistemas de alarme e saídas de segurança de construção adequada.Muitos tiveram portões para bloquear funcionários em, fiação elétrica inadequada, e nenhum plano para um peso management- rachaduras eram visíveis nas colunas de alguns edifícios que foram perigosamente sobrecarregados. Cerca de 30 edifícios, cada um contendo várias fábricas, teve que ser desligado imediatamente, porque eles não cumprem as normas mínimas estruturais do Accord.

Soldiers stand in the rubble Friday, April 26, 2013, two days after a huge section of an eight-story building that housed several garment factories collapsed in Savar, near Dhaka, Bangladesh.O rescaldo da fábrica colapso Rana Plaza. (AP Photo / Kevin Frayer)

E estes são apenas as fábricas equipe Accord está inspecionando. Há mais de 5.000 fábricas de vestuário em Bangladesh, muitos deles não oficiais e essencialmente off-grade. Como um estudo 2014 (pdf) pela Stern School of Business da Universidade de Nova York apontou, coalizões internacionais, incluindo o Accord, só estão inspecionando cerca de 2.000 fábricas. "Os piores condições são em grande parte nas fábricas e instalações que se inserem no âmbito desses acordos", afirmou o relatório.

Quando o Accord começou a contar o que os donos de fábricas que precisavam de corrigir, muitos não têm o know-how técnico para instalar corretamente portas eficazes de incêndio, construir escadas fechadas, que pode selar a fumaça, corrigir problemas estruturais, ou atualizar a fiação elétrica para não- mencionar que eles tinham para se certificar de que estavam comprando itens legítimos. Wayss diz que eles tinha que ser à procura de portas corta-fogo de contrafacção e componentes de sprinklers e alarme.

O Accord já fez com que os donos de fábricas têm acesso directo aos engenheiros que podem orientá-los, por isso a falta de experiência não é mais uma desculpa válida na maioria dos casos.

Mas há também uma série de donos de fábricas que estão apenas ignorando os problemas. Kalpona Akter, o diretor executivo do Centro de Solidariedade dos Trabalhadores Bangladesh, disse que os donos de fábricas, de modo geral, não pode ser invocada para fazer a coisa certa."Quando é fora de vista, eles esquecem tudo", diz ela. "Tem sido mais de dois anos desde Rana-eu não acredito que os proprietários da fábrica aprendido alguma coisa com isso."

Na verdade, alguns nem sequer se preocupou em pedir portas corta-fogo, no entanto, diz Wayss.

Persistente problemas

A maneira de obter os donos de fábricas para fazer as melhorias de segurança necessárias é simples na teoria: Marcas de terceirização das fábricas deve aplicar pressão. Mas isso é mais fácil dizer do que fazer.

Sob o acordo, a pena para os proprietários que se recusam a cumprir as correções necessárias é que as marcas têm de puxar o seu negócio, mas Wayss diz apenas duas ou três fábricas atrasaram tanto que o Accord tem forçado marcas para soltá-los. Como os varejistas continuam a produzir roupas para satisfazer o apetite do mundo para o fast fashion, interrupções na cadeia de abastecimento custar as marcas e as fábricas de tempo iguais e dinheiro.

H & M foi recentemente alvo de um relatório extremamente crítico (pdf) por grupos de trabalho, incluindo a Clothes Campaign Limpo, que constatou que mais da metade dos da H & M "melhores" fábricas em Bangladesh ainda tinha bloqueio das portas ou portões dobráveis, o que pode retardar trabalhadores ' escapa durante uma emergência. Pior ainda, 61% não têm saídas de incêndio de trabalho.

"Qualquer fábrica onde foi identificada a falta de cerco escada de incêndio e portas, mas onde esses riscos permanecem sem correção, é efetivamente uma armadilha mortal", o relatório afirmou, e estima-se que cerca de 79.000 vidas dos trabalhadores estão em perigo como resultado.

H & M respondeu com uma declaração oficial e comentários à imprensa dizendo que tinha experimentado atrasos, mas tinha feito "um bom progresso", tendo concluído 60% das renovações em fábricas onde é a marca principal responsável. Os grupos retorquiu que mais progresso deveria ter sido feita , e que a H & M foi enganar os consumidores. (H & M disparou de volta que interpretação de suas fábricas dos grupos é impreciso.)

A newly installed fire door is seen in a factory of Ananta Garments Ltd in Savar June 10, 2014.A porta corta-fogo instalado em uma fábrica em 2014. (Reuters / Andrew Biraj)

Os grupos apontados H & M porque foi uma das primeiras marcas a assinar o acordo e continua a ser um dos maiores compradores de vestuário de Bangladesh. Mas está longe de ser a única marca cujas fábricas têm visto atrasos. Ele adquire a menos de 300 fábricas no país;os cerca de 1.700 fábricas que produzem para mais de 200 marcas signatários que o Accord tem inspecionados quase todos precisam de atualizações.

O progresso

É um trabalho enorme, Wayss diz, e ele argumenta que o Accord tem realizado uma quantidade enorme quando você considerar que ela começou do zero e teve que desenvolver sua própria estrutura organizacional enquanto tentava inspecionar toda uma indústria.

Há um outro tipo de progresso que não se reflecte nos relatórios da Accord: "O importante é que os trabalhadores estão mais conscientes do que antes sobre a sua segurança", diz Akter. "Se eles vêem uma rachadura no edifício, ou fiação defeituosa em seu andar, falar."

Isso não foi sempre o caso, de acordo com Akter, ea visibilidade das inspecções do Accord têm desempenhado um papel nessa mudança.Sem a pressão da opinião pública que criou e trabalhadores exigindo mudanças, pode ter havido nenhum correções qualquer.

Garment workers gather in front of the Standard Group garment factory which was on fire in Gazipur November 29, 2013.Um incêndio em uma fábrica de roupas em Bangladesh em novembro de 2013. (Reuters / Andrew Biraj)

Então, quem é responsável por certificar-se fábricas de Bangladesh são seguros? Para a mudança real aconteça, Wayss diz, todo mundo é.

"O Accord é responsável: Isso é o que temos sido configurado para fazer", diz ele. "E os proprietários-a fábrica principal responsabilidade pela reparação recai sobre o dono da fábrica."

Mas as marcas têm de ser envolvidos também, porque eles são os únicos que podem aplicar pressão financeira sobre os proprietários das fábricas. "As marcas são absolutamente responsável", diz ele. "Eles fizeram obrigações para as fábricas que estão produzindo os seus produtos para garantir que as remediações necessários a partir das inspecções são feitas." (A número, incluindo H & M, Gap, Nike, e outros, acaba de assinar um novo compromisso para melhorar o trabalho global condições).

E, finalmente, ele cai para compradores de todo o mundo, cuja aquisição decisões financiar todo este sistema, para decidir se a segurança do trabalhador faz, de fato, importa para eles.

Com reportagem adicional de Annalisa Merelli.

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Respostas a este tópico

Este é o problema, pois aqui por mais que é terrivel o tal TRABALHO ESCRAVO, as condições precarias não são tão terriveis como de Bangladesh ou mesmo da China.

LÁ O TRABALHO É ESCRAVO na acepção da palavra, por aqui é trabalho injusto e sofrido, mas não é escravo.Vamos levar nossos fiscais para a China, India, Bangladesch, e mostrar a eles o verdadeiro trabalho escravo. Os bolivianos que aqui trabalham, tem condições melhores, das que vivem em seus paiz, vejam se querem voltar, isto sem contar que os que deixam este pessoal em situação dificil, são seus proprios parentes que os trazem para serem recrutados por aqui. Só o governo não enxerga estas mazelas, pois o negocio é criar ambiente ostil com as empresas, em vez de analisar as dificuldades e as formas como este pessoal chega ao Brasil e as facilidades de nossa fronteira.É DESUMANO, LOGICO QUE É CONTUDO NOSSO GOVERNO PARA MANTER OS LAÇOS "BOLIVARIANOS" FECHAM OS LHOS AO PROBLEMA E É MAIS FACIL FERRAR COM OS PATRICIOS.

IMAGINA SE H&M, ZARA OU OUTRAS DESTAS REDES MALDITAS DE FAST FASHION, ESTAO PREOCUPADAS COM QUALQUER COISA QUE NAO SEJA PREÇO BAIXO? ENQUANTO ELAS EXISTIREM VAO EXISTIR TRAJEDIAS

PENSAMENTOS DE 3º MUNDO AINDA EXISTE POR AQUI, QUE O MUNDO CAPITALISTA SE EXPLODA E QUE O LULA PERSISTA POR MUITOS ANOS. QUE PORCARIA É ESTA??????????ATRASOS DESTE BRASIL VARONIL,LAMENTAVEL.

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