Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Após comentário gordofóbico, editora é desligada da Harper’s Bazaar Brasil

Filipa Bleck publicou uma crítica em foto do empresário Kevin David, que utilizou as redes sociais para denunciá-la.

Filipa Bleck Vinicius Santa Rosa/Metrópoles

Conhecida no cenário fashion nacional, a olheira e agente de modelos Filipa Bleck gerou alvoroço na web depois de tecer um comentário gordofóbico em uma foto de Kevin David, diretor criativo da agência Mooc. Por meio do Instagram, o profissional denunciou o ocorrido. Com a repercussão negativa, a Harper’s Bazaar Brasil, veículo no qual Bleck atuava como editora-at-large, posicionou-se anunciando o desligamento de Filipa da publicação.

Tudo começou quando a scout comentou em uma foto publicada por Kevin, na qual ele usava uma sunga, no último domingo (3/1). Ela escreveu: “Tem cuidar dessa barriguinha, muito novo para ter”.

O publicitário utilizou suas redes sociais para expor, via prints, o teor dos dizeres de Filipa Bleck. “Uma mulher branca de afro, editora de moda na Harper’s Bazaar, gratuitamente, entrou no meu perfil, para, com um discurso de ódio, afirmar o quanto minha barriga é grande”, lamentou. “Pessoas como essa querem reproduzir modelos antigos, de padrão e homogeneidade, quando tantas coisas relevantes têm sido discutidas”, completou. No post, o diretor criativo deixou claro que gostaria de vê-la demitida.

Em entrevista à coluna, ele revelou indignação com o ocorrido. “Eu tinha acabado de acordar e vi o comentário dela. Notei que Filipa tinha começado a me seguir [no Instagram]. Na mesma hora, fui perguntar na DM [mensagem direta] por que ela estava fazendo aquilo e ela começou a rir da situação. Eu ainda tenho muita paciência para dialogar com a branquitude quando ela faz esse tipo de coisa … Eu não deveria ter“, relata.

No mesmo dia em que a editora ofendeu David, a edição brasileira da revista publicou, no perfil do Instagram, uma imagem preta com a seguinte legenda: “A Bazaar Brasil e editora-at-large Filipa Bleck lamentam o comentário leviano feito a Kevin David, pedimos desculpas e nos retratamos publicamente”. No entanto, a postagem não amenizou o caso. Em mais de dois mil comentários, internautas revoltados com o caso criticaram a resposta da Harper’s Bazaar Brasil.

Eles fizeram aquele pedido de desculpa com três linhas que foi mais desrespeitoso do que se não tivessem postado nada. E foi isso, ela me mandou uma mensagem se desculpando depois, como ‘ai, desculpa, eu não sabia quem era você’. E tipo, se não fosse eu, você faria isso com as outras pessoas? Eu não respondi, simplesmente deixei no esquecimento”, relembra Kevin.

Ilca Maria Estevão

https://www.metropoles.com/colunas-blogs/ilca-maria-estevao/apos-co...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI


Exibições: 271

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço