Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Após protestos, Adidas promete zerar o uso de componentes tóxicos na cadeia produtiva

 

Fonte  : mercado ético

 

Após protestos, Adidas promete zerar o uso de componentes tóxicos na cadeia produtiva


Redação EcoD

  04
Mobilizações aconteceram simultaneamente em 29 cidades de 10 países/Foto: Greenpeace

 

Em protesto ao uso de componentes tóxicos na fabricação de roupas e consequente poluição dos rios da China, o Greenpeace realizou uma série de mobilizações durante os meses de j....

A Adidas, última marca a aderir à campanha, divulgou um comunicado no qual afirma o compromisso de preparar um plano de ações dentro de sete semanas, tendo o ano de 2020 como prazo final para o fim do uso de componentes tóxicos na fabricação de seus produtos.

Em agosto, o Greenpeace publicou o relatório “Dirty Laundry 2” e trouxe à tona alguns dados sobre as maiores empresas de vestuário do mundo. Além de Nike, Puma e Adidas, marcas como Lacoste, Abercrombie & Fitch, H & M, Converse, Ralph Lauren e Calvin Klein utilizam Etoxilato de Nonilfenol (NPE) na confecção de roupas.

O relatório aponta que foram adquiridos 78 produtos das grifes citadas em 18 países e a presença do NPE foi detectada em dois terços das amostras. O componente, que é bio cumulativo e pode ocasionar alterações hormonais, é despejado nas águas de grandes rios da China, país que fabrica a maioria das peças, mas as conseqüências se estendem a todo o planeta, uma vez que os itens, quando lavados em outros países, continuam a liberar níveis residuais de NPE.

01
Rios da China são contaminados diariamente com NPE/Foto: Greenpeace

O documento também revela que ativistas do Greenpeace recolheram oito amostras de águas provenientes de duas grandes fábricas fornecedoras das marcas. As análises identificaram a presença de “um coquetel de produtos químicos perigosos”, mesmo em baixas concentrações.

03
NPE é apontado como responsável pela “feminização” de peixes machos/Foto: Greenpeace

Os protestos

Em 23 de julho, mais de 600 pessoas de dez países aderiram à campanha “Detox Now!”. Realizada simultaneamente em 29 cidades, como Paris e Amsterdam, a mobilização contou com striptease na porta de grandes lojas e conscientização dos consumidores.
A Puma foi a primeira marca a adotar o compromisso de eliminar a descarga dos componentes tóxicos em toda a cadeia de abastecimento e ciclo de vida de seus produtos.

 

Exibições: 299

Responder esta

Respostas a este tópico

Vejam só,

vários pontos de discussão sobre importar ou não produtos chineses e etc.. o quefala que afeta o empresário Brasileiro .... o que fala que trabalho com importação de produtos também dá emprego ao Brasil e gera a economia ... cada um olhando para sua barriga!Porém  o pior estava por vir, já tinha lido alguma coisa a respeito mas agora estou sputefacto! Impressionante é a nossa saúde na jogada!

 

Marcelo.

 

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço