Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Mato Grosso, que sozinho produz metade do algodão nacional, deve produzir este ano pouco mais de 990 mil toneladas de pluma. Entretanto, apenas 7% do que sai das lavouras estaduais é processado na indústria têxtil local, transformado em fios e tecidos, conforme dados da Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa).

Na fábrica de Sérgio Ricardo da Silva Antunes, a BLM, todo o tecido utilizado vem de grandes mercados nacionais e internacionais, boa parte, certamente, produzido com o algodão exportado da safra mato-grossense.

Conforme Décio Tocantins, 60% dessa pluma é comercializada e industrializada no Brasil. Ele lembra que aqui, o algodão começou a ser plantado em escala comercial há 20 anos, mas a produção cresceu somente nos últimos 15 anos, por meio do Programa de Incentivo ao Algodão de Mato Grosso (Proalmat).

Tocantins destaca que o Estado tem capacidade de aumentar bastante a produção. O cerrado oferece clima e solo propícios, condições que aliadas aos recursos tecnológicos disponíveis para todo o processo produtivo, do plantio à colheita, se tornam idéias e estimulam o interesse pelo aumento da área.

A estimativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) para esta safra (2011/12) – as lavouras estão em pleno desenvolvimento no campo e devem começar a ser colhidas entre o final de maio e começo de junho – é de uma expansão na produção de pluma de quase 6% em relação à temporada anterior, de 937,36 mil toneladas para pouco mais de 992 mil. Em relação à área plantada, depois de uma ampliação de mais de 70% na safra 2010/11, a superfície atual se mantém quase inalterada.

Reflexo nítido da expansão no campo se observa nas exportações. O algodão encerrou o exercício 2011 com saldos excepcionais tanto em valorização da arroba como em volume embarcado. De acordo com dados da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), o volume físico comercializado aumentou em 40% sobre o saldo de 2010. Em relação às cifras, foram negociados US$ 732,32 milhões, 80% a mais que a receita do ano anterior.

Fonte:|http://www.sonoticias.com.br/agronoticias/mostra.php?id=51126

Exibições: 139

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço