Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

ENGOMAGEM

Processo que ganha mais importância a cada dia.

Sou técnico Têxtil, formado em 1980 pelo CETIQT. Como atuante no setor têxtil exercendo continuadamente várias funções dentro de indústrias por 12 anos, passei por funções de chefia de Fiação, Tecelagem e Preparação à Tecelagem. Optei, em 1992 a ingressar na área comercial como vendedor técnico de uma indústria química mineira e desde então não deixei mais essa nova vocação. Nestes 37de formado, venho acompanhando as constantes inovações que a química têxtil vem oferecendo e engrandecendo a Indústria Têxtil. Sempre muito encantado pela química, em especial a têxtil, optei em fazer um curso à distância de Acabamento Têxtil também pelo CETIQT que terminei em janeiro de 2003. 

O tema deste trabalho me permite abordar assuntos que envolvem antigos e conflitantes assuntos que frequentemente envolviam as áreas de Fiação, Preparação à Tecelagem e Tecelagem propriamente dita com as áreas de Preparação a Tinturaria e Estamparia, Tinturaria propriamente dita e Acabamentos.

Os produtos de engomagem, utilizados, até um tempo atrás eram, em sua grande maioria, compostos por féculas brutas e amidos naturais, combinados com lubrificantes à base de sebo ou parafina.Estes componentes obrigavam a se empregar processos de desengomagem caros e prolongados para a retirada da goma.Os tecidos eram cozidos, muitas vezes sob pressão, usava-se alvejantes agressivos, que além de danificarem as fibras, muitas vezes ainda não eram eficientes o bastante.

Os tingimentos irregulares e acabamentos sem toques agradáveis eram os maiores problemas destes processos. Frequentes eram os desentendimentos nas mesas de reuniões entre as Chefias de Tecelagens, Preparações às Tecelagens com as de Tinturarias, para encontrar o “culpado” da má aparência do tecido acabado.

A química têxtil avançou muito para a solução destas questões. O desenvolvimento de gomas sintéticas e o grande avanço na química dos amidos fizeram com que chegassemosa excelentes resultados nas tecelagens, onde novas máquinas de tecer de alta velocidade requeriam produtos que conferissem além de alta adesividade boa resistência, preservando as características de alongamento dos fios engomadoscom cargas de goma cada vez mais baixas. Deste modo os novos polímeros naturais e sintéticos permitiram obtermos altas eficiências nas tecelagens com velocidades bem maiores e com remoção de goma cada vez mais simplificada.

Mais recentemente as necessidades de reduções de custos devido às concorrências estrangeiras a qual nossos industriais foram expostos e à crescente importância dos efluentes têxteis e seu impacto nos tratamentos ligados ao meio ambiente, obrigaram o setor químico a uma reavaliação da utilização das gomas tanto sintéticas quanto de amidos, no ponto de vista econômico bem como no seu impacto negativo ao meio ambiente.

Como consequência um intenso desenvolvimento de polímeros com base em amidos começou a ocorrer e com isto permitiu que novos produtos de engomagem fossem desenvolvidos com alta adesividade conferindo aos fios resistência e alongamentos adequados às novas exigências das tecelagens. Passamos a usar palavras até então pouco pronunciadas no setor de preparação à tecelagem como “encapsulamento”. Este termo, hoje tão difundido, gerou sistemas de engomagens que se prendem somente a este fato como necessário e importante para o bom tecimento de artigos difíceis de tecer em máquinas de alta velocidade e com estruturas de altacomplexidade de teceabilidade.A nova família de produtos de engomagem só sobrevive se oferecerem facilidade na remoção quese tornou em um indicador que aprova ou reprova um produto de engomagem por sua“biodegradabilidade” a fim de preservar os custos das ETE e ser ecologicamente corretos.

O setor industrial está em crise, o país está em crise, isto vem sendo motivo de preocupações para muitos industriais dos mais variadossetores da economia e não é diferente para nós da cadeia têxtil. Quer sejamos agricultores, industriais de tecidos, de confecção, do comercio varejista, distribuidores e porque não citar da indústria química especializada no atendimento deste complexo seguimento que é nosso sustentáculo, o setor têxtil. Neste momento tão difícil que vem comprometendo a continuidade de várias Empresas por este Brasil a fora, nós da INPALBARRA VELHA estamos aqui com coragem e determinação, acreditando que tudo passará, é uma questão de tempo, tudo se ajeitará e aqueles que sobreviverem terão ótimas recompensas pelo esforço despendido neste momento de dificuldades.

Os produtos de engomagem a INPAL BARRA VELHA são os mesmos que estiveram nas indústrias por vários anos, contudo, receberam a dose correta de tecnologia para acompanhar as necessidades já citadas das evoluções das maquinas de tecer e engomar existentes hoje no mercado bem como adequá-los às realidades atuais de exigências baseadas em biodegradabilidade e custos adequados ao momento. Sempre preocupados com o tripé da sobrevivência

“Qualidade, Custos e Assistência Técnica”

Estamos focados nos nossos objetivos e dispostos a fazer nossa parte dentro da filosofia do tripé acima citado para ajudar na recuperação do mercado e em contrapartida nos ajudarmos também a oferecer condições a todos que de forma direta ou indireta dependem de nossa Empresa para suas sobrevivências e de suas famílias.

NOSSOS PRODUTOS DE ENGOMAGEM CONTAM COM TECNOLOGIA PARA AS MAIS VARIADAS NECESSIDADES DOS ARTIGOS, MÁQUINAS, TIPOS DE FIOS E FIBRAS EXISTENTES NO MERCADO.

ALGUNS DE NOSSOS PRODUTOS PARA ENGOMAGEM

INPALGEL CSL

Produto composto para atender necessidades de artigos demédio a alto grau de dificuldade de tecer.

AGETEX 44

Produto composto para atender necessidades de artigos de baixa complexidade de tecimento. Adequado também para engomagem de índigos e suas misturas com sulfurosos.

INPALGUM TNS

Produto composto para atender aos mais exigentes tipos de artigos.

INPALGEL CTM

Produto composto usado como aditivo para engomagem de artigos de alta complexidade.

INPALISE PAC

Auxiliar a base de acrilato que age como reforçador de película em situações especiais.

INPALUB SLV

Auxiliar amaciante e lubrificante solúvel usado em todos os tipos de engomagens onde se fizer necessário.

INPALSIZE FX-01

Produto especifico para engomagem de índigo e suas combinações com sulfurosos ou até mesmo tingimentos 100% sulfurosos, trata-se de goma reativa. Produto ecologicamente correto que elimina o uso de água na lavagem pós tingimento.

AGETEX S-HV

Produto de alta viscosidade usado para engomagem de artigos de média a alta complexidade. Trabalha com cargas de gomas reduzidas.

INPALWAX L

Lubrificante usado na pós enceragem de urdumes bem como aditivo para ser adicionado diretamente na goma que age como redutor de atrito fio/fio – fio/metalo que permite tecer altas densidades com alta eficiência e o mínimo de rupturas de urdumes.

Dilermando Pacheco – Gestor Técnico e Comercial

dpacheco@uai.com.brdilermando@barravelha.ind.br – 37 99987-2303

Exibições: 3282

Responder esta

Respostas a este tópico

Muito bom este artigo.

Sou responsável pelo setor de engomagem aqui na Renaux View, e sei a importância que é o avanço de novas tecnologias para os produtos engomantes.

caro, Dilermo,

Parabéns, sucesso nessa nova fase, contudo, gostaria de pedir-lhe licença para lembrar o nome do grande Prof. Daltro Peçanha Rangel, de saudosa memória. Foi ele o que tornou a engomagem um ciência, seus estudos e ensinamentos marcaram numerosa gerações de técnicos têxteis e praticantes dessa ciência. Seu maior discípulo foi o nosso colega Jorge Luiz Rodrigues, que trabalhou mais de 30 anos na própria INPAL junto com o querido Professor Daltro. Aliás o Jorge acabou sendo o discípulo foi chefe do mestre. A INPAL é uma grande Empresa que o Sr. Manoel Zaubermann construiu. Dedicamos à memória desses dois grandes técnicos têxteis: Prof. Daltro e Sr. Manoel. Bem sei que sob a sua administração o êxito é certo. Felicidades e conte sempre com as nossas orações. 

Caro José Carlos,

Agradeço seus comentário, suas palavras só engrandecem e nos animam a dar prosseguimento a esta empreitada. Juntamente contigo reverencio também a pessoa do meu estimado e inesquecível professor Daltro e meu inesquecível patrão, chefe e amigo Manoel Moysés Zaubermann que está ao lado de Deus olhando e torcendo por todos nós.

Dilermando.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço