Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Apostila - Algoritmo Fuzzy Aplicado para Indústria Têxtil

A aplicação dessa técnica necessita de persistência e aprimoramento contínuo.

Pesquisa de mestrado, realizada pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/ UFRJ) para a marca feminina Lode, ganhou espaço recente na mídia por utilizar um algoritmo matemático baseado na Lógica Fuzzy para entender o perfil de consumo dos clientes da marca.

Para a análise do material, cinco atributos foram definidos pelo pesquisador, com a proposta de identificar as peças de maior atratividade. São elas: desejabilidade (o grau de atração da peça), preço, cor, versatilidade e modelagem. Além disso, foi realizada uma fusão com itens de preço do mais barato ao mais caro para que a correlação entre peça mais atrativa e preço pudesse ser realizada de forma clara a fim de ajustar o preço com as necessidades do cliente (GARCIA, 2012).

O uso dessa metodologia em uma pesquisa aplicada com 80 pessoas fez o faturamento da marca crescer. Um aumento de 30% nas vendas foi identificado a partir da aplicação da Lógica Difusa, realizada pelo mestrando Fábio Krykhtine, responsável pelo estudo (GARCIA, 2012).

Esse relatório ainda destaca que na aplicação da Lógica Difusa, é importante que a seleção dos entrevistados participantes seja feita com cuidado, pois o resultado pode variar conforme a composição do grupo (BOURAHLI, s/d). Confira mais sobre o uso da Lógica Difusa ao longo do documento.

Clicar no link abaixo:

Apostila - Algoritmo Fuzzy Aplicado para Indústria Têxtil.pdf

Exibições: 859

Anexos

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço