A análise da balança comercial brasileira do setor têxtil e de confecções, no período de janeiro a julho de 2012, mostra que em termos de valores houve uma queda
Uma queda da exportação de 11,9% e um aumento da importação em 8,8%. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) e revelam que houve um aumento do déficit da balança comercial em 15,2%.
Os estudos sobre primeiro semestre da indústria de vestuário deste ano mostram também que os custos de produção estão crescendo nos países dos quais o Brasil importa. Além disso, as importações estão acontecendo para produtos que atingirão segmentos mais exigentes, ou seja, o Brasil está pagando mais por algumas peças importadas.
Outros dados analisados por esse relatório são os indicadores de competitividade, que mostram uma indústria de vestuário em maior dificuldade que a média da indústria de transformação brasileira. A análise observa que, mesmo com essa dificuldade, o setor de vestuário tem apresentado uma expectativa mais positiva entre o perfil industrial brasileiro.
Para superar essa expectativa, o relatório considera que fatores políticos estão influenciando os empresários do setor, principalmente, no que se refere ao recente anuncio de investimentos na infraestrutura brasileira. A expectativa é de que as ações, se forem implementadas, já repercutam no próximo trimestre.
Porém, uma consideração importante é destacada de que a melhoria de performance da indústria de vestuário demandará grande esforço interno na redução dos custos decorrentes da produção. Para isso, torna-se fundamental que a indústria de vestuário encontre produtos ajustados ao seu público alvo em termos de proposta de moda, qualidade e preço.
Confira o relatório na íntegra!
Clicar no link abaixo:
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por