Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Saiba diferenciar os tipos de tecidos para fazer as melhores escolhas.

QUARTO | Ripado de MDF branco diamante, com acabamento matte, realizado pela Marcenaria Made Marchi. Almofadas da Casa que tem. Abajur da Tok & Stok. Pintura fixada na cabeceira do artista José Pina (Foto: Ana Helena Lima/Divulgação)

Quanto mais alto o número de fios da roupa de cama, mais confortável ela será. Projeto do escritório Macaxá Arquitetura (Foto: Ana Helena Lima/Divulgação)


Salvar

Roupa de cama envolve intimidade e descanso, por isso o foco deve ser o conforto. Um fator relevante no momento de fazer essa escolha é o número de fios disponíveis nos lençóis, que influencia diretamente essa questão. "Ao adquirir o enxoval por número de fios, devemos pensar que, quanto mais fios, mais confortável será, porém isso impacta o preço das peças", explica a arquiteta Karina Korn. "O sentimento do toque da mão no tecido é o mais importante independentemente do tipo escolhido", diz a personal organizer Ana Cristina Teixeira Menezes, do perfil ACTM Organiza no Instagram. Confira as dicas das profissionais para escolher o melhor jogo de cama pela quantidade de fios e tipos de tecidos e ter noites de sono tranquilo. 

FIOS

De 150 a 180 fios
Os modelos mais simples, com 150 e 180 fios, por exemplo, costumam ser produzidos em algodão ou a partir de misturas de algodão com poliéster. "Podem funcionar bem para o dia a dia, principalmente quando há a necessidade de várias trocas, porém, pelo fato destes tecidos esquentarem com facilidade, não são tão indicados para dias quentes", comenta Karina.

De 200 até 400 fios 
As roupas de cama a partir de 200 até 400 fios já passam a ter um toque mais delicado. Segundo a arquiteta, elas são mais acetinadas, muito indicadas para aquelas noites abafadas, por exemplo.

A partir de 600 fios 
Aos que priorizam o conforto extremo e amam o toque acetinado, os lençóis a partir de 600 fios são escolhas certeiras, pois a sensação de toque é extremamente acetinada, o que proporciona mais maciez. Outro ponto no qual esses produtos se destacam é a durabilidade. "Os tecidos dificilmente ficam gastos após as lavagens. Isso já será mais do que suficiente para deixar as noites de sono muito confortáveis", diz Karina. 

A partir de 1.000 fios
Se o valor investido não for um impedimento, e o conforto e a qualidade estiverem no topo de qualquer decisão, os luxuosos lençóis a partir de 1.000 fios são a opção certa. Por sua qualidade, as peças perdurarão por anos, mantendo camas confortáveis e macias. Podem chegar a 2.000, 2.500 fios, o que aumenta ainda mais sua qualidade e o investimento. "Recomendo ter pelo menos alguns jogos desse tipo em casa, pois as noites de sono sob eles serão especiais", afirma a arquiteta.

Independentemente do tecido escolhido para o lençol, o seu toque na pele precisa agradar (Foto: Freepik/CreativeCommons)

Independentemente do tecido escolhido para o lençol, o seu toque na pele deve agradar (Foto: Freepik / CreativeCommons)

TECIDOS

Percal 
Para personal organizer, os lençóis 100% algodão acima de 200 fios já oferecem boa qualidade e conforto, além de não causar alergias. Dentro desse grupo, está o percal, com uma trama bem fechada e toque mais próximo do algodão, mais macio e fresco, perfeito para o clima brasileiro. Ele pode também ser acetinado, com uma sensação mais suave e lisa, próxima ao cetim, porém mantém mais o calor, ideal para o inverno. "Por isso, o toque é essencial: tem gente que não gosta de um tecido acetinado e prefere um toque mais natural", diz Ana Cristina. 

Algodão egípicio
Cultivado às  margens do rio Nilo, onde o clima e o solo são ideais para o seu crescimento, o algodão egípcio resulta num tecido muito valorizado nas roupas de cama. "Quanto mais longo e fino o fio do algodão, melhor será a sua qualidade, e este é o caso do egípcio" explica a personal. 

Algodão pima 
Fabricado no Peru e muito usado também em roupas, este tipo de algodão tem fibras finas e longas, o que o torna excelente para os tecidos de cama. Muito macio e delicado, e também resistente e de fácil manutenção - pode ir à lavadora de roupas e não forma bolinhas. "As roupas de cama com este tecido são maravilhosas", atesta Ana. 

Fibra de bambu 
"Com este tipo de enxoval, você pode dormir com a consciência tranquila, pois o tecido é ecológico", brinca Ana. Ela explica que este tipo de planta cresce rápido, não precisa de replantio nem agrotóxico no seu cultivo. "É uma tecnologia supernova que amo. O produto pode ter 400 fios, com toque de seda, além de ser antibacteriano e refrescar nos dias de calor e aquecer nas noites geladas", explica. Mas, de acordo com a arquiteta, é um tecido que "escorrega", por isso não é todo mundo que se adapta. "Descobrimos durante a pandemia que colocando o lençol de fibra bambu na máquina de secar e levá-lo direto para a cama não precisa nem passar a ferro", conclui. 

Linho
Elegante e sofisticado, o linho pode ser utilizado puro ou misturado a outros materiais, como algodão e viscose, para os tecidos de cama. Por ser uma fibra natural, seu toque é leve, macio e fresco, além de não causar alergias. "Chique, o linho tem um mood bem europeu, já que é muito usado lá", conta Ana.  

POR ROSANA FERREIRA

https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Dicas/Compras/no...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI


Exibições: 601

Responder esta

Respostas a este tópico

Que artigo ruim! Paupérrimo do ponto de vista técnico. Não explica que o número de fios é na verdade a densidade por polegada quadrada (trama + urdume), que só se consegue ter mais densidade usando fios mais finos. Mistura tipos de tecidos com tipos de fibras, totalmente confuso e repetitivo. Essa editora deveria de envergonhar de publicar tal artigo.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço