Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Cuidados básicos com as roupas garantem maior durabilidade das peças. Foto: Getty Images

Cuidados básicos com as roupas garantem maior durabilidade das peças
Gabriela Pestana

Os avanços na tecnologia das fibras criaram roupas muito mais funcionais do que antigamente, mas cuidar delas pode ser uma tarefa confusa. As etiquetas oferecem uma intrigante gama de opções. Lavar à mão. Ciclo para roupas delicadas. Secar no varal. Não Passar. Siga estas orientações para cuidar bem de suas roupas.

Acetato: a fibra artificial costuma aparecer misturada a outras fibras, para criar roupas de bom caimento. "O acetato e suas mesclas são fácies de limpar, mas podem ser muito sensíveis às tintas. Leia a etiqueta e lave o acetato em água fria", ensina a personal organizer Regina Fuentes. A fibra deste tipo de tecido é frágil e pode ser danificada quando torcida ou espremida pelo calor. Lave à mão ou use o ciclo para roupas delicadas da máquina de lavar. Passe as roupas de acetato com o ferro em baixa temperatura, pelo avesso, com um pano entre o ferro e o tecido para evitar que ele fique brilhante e preservar a beleza da peça.

Algodão: esta fibra natural é sinônimo de conforto, mas é preciso ficar de olho: o algodão encolhe. A menos que tenha sido pré-encolhido. Por isso, observe o que a etiqueta diz. "Só água fria" pode indicar que uma calça até o calcanhar ficará pelo meio da perna se não for lavada corretamente. "Peças de algodão pré-encolhidas pode ser lavadas em água quente, morna, ou fria, dependendo da cor da peça e das recomendações da etiqueta", completa Regina.

Se a etiqueta permitir, adicione na máquina alvejante com cloro às roupas de algodão brancas para remover as manchas; use alvejante sem cloro, formulado para as coloridas, que aviva as roupas de algodão tingido. "Lavar em água fria protegerá a cor intensa do jeans de algodão e preservará o tom vivo de camisas coloridas", ensina a personal que ainda diz que "o algodão pode encolher também se secar em temperatura alta".

Linho: outra fibra natural, o linho necessita de alguns cuidados básicos como verificar a etiqueta para decidir se vai lavar a peça a seco. Se puder ser lavada na máquina, siga as instruções da etiqueta, usando os produtos adequados à cor da roupa. "O linho absorve mais água que as outras fibras; por isso, não encha demais a lavadora nem a secadora", diz Regina. O bom é passar a roupa de linho pelo avesso, com o ferro quente e usando vapor.

Poliéster: a maioria dos tecidos de poliéster pode ser lavada na máquina com água morna, mas cheque a etiqueta. "Use a temperatura baixa na secadora. Tire-as quando estiverem levemente úmidas, para evitar rugas e o acúmulo da estática. Se for preciso passar, use temperatura baixa: o poliéster derrete com o ferro quente", orienta Regina.

Seda: embora a seda seja lavável, muitos padrões de tecelagem se retraem ou enrrugam ao serem lavados, e as tintas escuras podem não ser firmes. A dica é, como sempre, olhar a etiqueta, segundo a personal. "Para as peças de seda 'lavar a seco' use produtos para lavar à mão peças que ceitam água. Xampú neutros para bebês são uma boa opção". Nunca coloque a seda na secadora. Enrole a peça em uma toalha para espremer a água e, depois, pendure para secar. Para passar, ferro morno e a seda pelo avesso.

Fonte:|http://moda.terra.com.br/noticias/0,,OI5739324-EI1119,00.html

Exibições: 446

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço