Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIV

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIV

Aprenda como tirar mofo de roupa com técnicas caseiras que dispensam o uso de produtos de limpeza prejudiciais

Clothesline g68231f367 1920

Como tirar mofo das roupas. Imagem de Jill Wellington por Pixabay 

Aquela sensação de pegar uma roupa ou uma toalha guardadas no armário e ser surpreendido com um cheiro desagradável de mofo e com manchas verdinhas é de doer. Além do cheiro desagradável ficar nas suas roupas, o mofo pode se espalhar para fora do armário e impregnar toda a casa.

Por isso, saber como tirar mofo de roupa é um conhecimento dos mais importantes – e não requer o uso de produtos químicos nocivos para sua saúde.

Por que o cheiro de mofo aparece?

O odor característico do mofo é resultado do excesso de umidade do ar no ambiente. Isso permite o aumento da proliferação dos fungos. E realmente não é nada agradável encontrar suas roupas mofadas. Quando as manchas de mofo são recentes, uma lavagem simples já é suficiente para tirar todo o mofo. Em outros casos, o cheiro de mofo insiste em continuar nas roupas, por mais que você tente lavá-las.

Às vezes dá até vontade de jogar a roupa fora, né? Calma! Embora dramático, o mofo nas roupas é uma questão reversível. Para tirar mofo de roupa, é possível adotar algumas técnicas caseiras que dispensam o uso de produtos de limpeza com substâncias químicas prejudiciais.

Passo a passo para tirar mofo de roupa

Como tirar mofo de roupa
Imagem de Sandy Millar no Unsplash

Vinagre

Se a lavagem simples não deu jeito, você pode tentar o truque de tirar mofo de roupa usando vinagre. Essa técnica é bem simples e rápida – além de econômica. O vinagre tem propriedades antibióticas e antifúngicas, de modo que ele ajuda a eliminar tanto o cheiro de mofo, quanto os fungos que causam as manchas de mofo.

Jogue água quente em uma bacia com a peça de roupa dentro e misture com dois copos de vinagre branco. Deixe de molho por mais ou menos oito horas. Depois lave a roupa e deixe-a secar completamente antes de guardá-la ou usá-la de novo.

Bicarbonato de sódio

Um segundo passo na briga para tirar mofo de roupa é misturar o vinagre com o poderoso bicarbonato de sódio, sempre útil nas soluções caseiras. Misture os dois itens até obter uma pasta, aplique na região afetada e espere 10 minutos. Em seguida, esfregue com uma escova, fazendo movimentos circulares (cuidado para não estragar o tecido!). Então é só lavar normalmente.

Limão e sal

Para tirar mofo de roupa com sal e limão, faça uma pasta de partes iguais de sal e suco de limão. Aplique a pasta sobre a mancha de mofo, e depois deixe o tecido secar sob o sol. Em seguida, siga com a lavagem normal das roupas afetadas.

Álcool ou sabão

Tirar o mofo de roupa de couro é uma tarefa um pouco mais difícil. Para essas peças, usar álcool e sabão pode ajudar. Primeiro esfregue a mancha com uma escova de cerdas macias. Depois, coloque a peça para secar e, em seguida, retire a parte do mofo com um sabão bactericida (se for um sabão caseiro ou de coco é melhor!) e água ou com álcool.

Freezer

Para roupas que não podem ser lavadas, é possível tirar o mofo com o método do freezer – esse método é utilizado para alguns tipos de roupa que são feitos com tecidos que não se devem molhar. Ponha esses tipos de peça em uma bolsa grande de plástico e coloque-a no freezer. Após dois dias, tire-a de lá e deixe o gelo derreter.

Ebulição

Para toalhas, disponibilizamos o truque da ebulição – essa pratica é recomendada somente em toalhas, pois pode danificar outros tipos de tecido. Para começar, ferva em um recipiente uma quantidade considerável de água para que cubra suas toalhas. Depois disso, jogue a água fervente sobre as toalhas em cima de uma pia ou banheira. Deixe agir por aproximadamente dez minutos. Termine lavando algumas vezes com água gelada. Para saber mais, confira a matéria:

Toalha de banho
Como tirar mofo da toalha de banho de forma caseira

Esses métodos citados são ótimas alternativas de como tirar mofo de roupa. Você acaba com o cheiro indesejável e não prejudica o tecido – nem sua saúde ou o meio ambiente. Entretanto, se nenhum deles der certo, evite usar tecidos mofados, pode ser perigoso para sua saúde! Entenda o porquê na matéria:

https://www.ecycle.com.br/como-tirar-mofo-de-roupa/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 393

Responder esta

© 2022   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço