Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

As peças criadas por Joel Souza são confeccionadas com lacres e fundo das latas de alumínio e também com boca e fundo de garrafa pet Foto: Divulgação

As peças criadas por Joel Souza são confeccionadas com lacres e fundo das latas de alumínio e também com boca e fundo de garrafa pet

Vestidos, saias, blusas e calças com modelagens perfeitas, confeccionadas com lacres e fundos de latinha de alumínio ou com boca e fundo de garrafa pet. Parece impossível, mas não é. Quem prova isso é Joel Souza, artista plástico e estilista de Salvador (BA), que há 12 anos trabalha focado na sustentabilidade.

“Tudo começou quando minha irmã disse que ia fazer uma blusa. Mas ela não terminava a peça e resolvi ajudá-la usando o lacre das latinhas na confecção. Levou dois meses para ficar pronta”, conta o estilista. Para divulgar o trabalho, deixava a blusa exposta ao lado da sua casa e só recebia elogios. “Decidi levar as peças ao Pelourinho, tradicional ponto turístico em Salvador. Acabei chamando a atenção da diretora da Orquestra Popular do Pelourinho, que encomendou as roupas”, relembra.

De pedreiro a estilista

Desde então, largou a profissão de pedreiro para se dedicar à moda sustentável e começou a ganhar reconhecimento. As peças, incluindo acessórios como bolsas e bijuterias, são tão famosas que além do Brasil são comercializadas em países como Estados Unidos, Itália e Suécia.

Por ser um dos pioneiros nesse tipo de trabalho, é convidado para exposições e eventos, principalmente no exterior. Sua fama também atraiu a atenção da mídia e das celebridades, como as cantoras Nara Castro e Gilmelândia, que já usaram suas criações. “A cantora Mariane de Castro encomendou um vestido com acessórios para usar durante a sua turnê na França”, recorda.

Para 2013, Joel já tem compromissos na agenda. Foi convidado para participar do Ecolution, um evento que acontece em Nova York e destaca os estilistas que produzem moda sustentável. “No início, todos me achavam maluco por largar meu trabalho e me dedicar à moda. Mas, hoje, olhando a minha carreira, vejo que fiz a escolha certa. É gratificante trabalhar com moda sustentável”, conclui.

Joel Souza é estilista e cria roupas com viés sustentável Foto: Divulgação

Joel Souza é estilista e cria roupas com viés sustentável

Entre os acessórios com lacres de latas de alumínio, a bolsa é um dos que mais faz sucesso Foto: Divulgação

Entre os acessórios com lacres de latas de alumínio, a bolsa é um dos que mais faz sucesso

As peças de Joel têm acabamento perfeito; o trabalho é reconhecido mundialmente Foto: Divulgação

As peças de Joel têm acabamento perfeito; o trabalho é reconhecido mundialmente

A cantora Gilmelândia é uma das famosas que usa a roupa do estilista Foto: Divulgação

A cantora Gilmelândia é uma das famosas que usa a roupa do estilista

Fonte:|http://moda.terra.com.br/moda-reciclada/artesao-cria-roupas-com-pet...

.

.

.

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 4170

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço