Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Artista têxtil catarinense expõe projetos na maior feira de artesanato do mundo

Scheyla Englert apresenta trabalho em renda de bilro, crochê, tricô e tear, além de participar de um talk com artesãs internacionais sobre Yarn Bombing na H+H, em Colônia, na Alemanha.

Entre os dias 31 de março e 2 de abril, Colônia, na Alemanha, recebe a maior feira de artesanato do mundo, a H+H Cologne. Com o apoio da Círculo, maior fabricante de fios para trabalhos manuais da América Latina, a artista têxtil Scheyla Englert vai apresentar quatro projetos, sendo um deles idealizado junto a um grupo de artesãos e artesãs (crianças e adultos) dedicado à renda de bilro. Scheyla também domina e já expôs diversos trabalhos com a técnica Yarn Bombing, tema do qual ela será uma das participantes em um talk com mais três artistas da Austrália, Suíça e Alemanha, que faz parte da programação do evento. 

O Yarn Bombing, que na tradução livre quer dizer bombardeio de fios, nada mais é do que a intervenção artística com fios de tricô ou crochê em mobiliários urbanos públicos, como pontes, postes e árvores. É conhecido também como grafite de tricô ou crochê, e busca levar, através da arte do trabalho manual, um cenário mais alegre e divertido com fios coloridos, ou até para manifestar uma mensagem.

Scheyla Englert é coordenadora do Projeto Yarn Bombing’nhas junto à Fundação Municipal de Cultura em Bombinhas, em Santa Catarina e há tempos é envolvida com o trabalho manual. Desde 2014 desenvolve projetos de expressão artístico-têxtil envolvendo os processos artesanais, costura-criativa e manualidades, com participação em exposições em São Paulo (2014), Porto Alegre (2021), Cidade do México (2021), Milão (2021/2022) e Suíça (2021/2022).

A artista têxtil vai expor quatro projetos feitos com fios e que utilizam técnicas manuais diferenciadas. O primeiro é feito em renda de bilro e conta com a participação de 20 rendeiras e rendeiros adultos e mais 10 crianças do Grupo de Rendas de Bombinhas, coordenados por Scheyla, para construir um painel de 1 metro por 1,80 metro com o tema de “Árvore da Vida”, que terá seus adornos de renda de bilro feitos com fios Clea da Círculo. O segundo projeto tem como tema “Tramando Fios, Criando Aconchego” e utiliza crochê, tricô e tear de pente liço para formar uma peça mesclada de 1 metro por 1 metro, que conta com o trabalho do grupo EntreLaçadas Manuais, formado por Scheyla e mais duas irmãs. O terceiro projeto é uma releitura do quadro “A Noite Estrelada”, de Van Gogh, a partir da pintura em tela e com os fios Clea da Círculo tramados em crochê, numa tela de 40 centímetros por 60 centímetros, por Scheyla e mais um artesão. E o quarto projeto é totalmente feito pela artista têxtil, chamado “Além do Tempo e da Alma”, que aplica a técnica de Yarn Bombing sobre madeira, em que o trabalho feito em crochê com o fio Amigurumi da Círculo cobre por inteiro um relógio de pêndulo com números fora de ordem em cores contrastantes e bem vivas, com dimensões de 40 centímetros por 60 centímetros.

Algumas obras expostas serão premiadas a partir de uma avaliação de um júri técnico e pelos visitantes da H+H Cologne, que elegerão os cinco vencedores. No final do evento, as obras expostas serão leiloadas e 100% dos rendimentos serão destinados para a Ajuda Internacional para Refugiados da Cruz Vermelha.

Além disso, Scheyla Englert participará, no dia 1º de abril, de uma conversa com outras três artesãs internacionais especialistas em Yarn Bombing, da Austrália, Alemanha e Suíça, compartilhando suas experiências com a técnica e instalações pelo mundo. A artista têxtil conta com o apoio da Círculo em suas obras e também na participação deste Talksofa temático durante a H+H Cologne.

H+H Cologne

A H + H Cologne é uma feira internacional de artesanato criativo e hobby, considerada a principal de inovações e tendências no campo do design têxtil, reunindo as maiores indústrias do segmento artesanal, com foco em costura, crochê, tricô e bordados. Ocorre uma vez por ano em Colônia, na Alemanha, e recebe visitantes que praticam artesanato por hobby ou como profissão. A programação da H+H Cologne conta com estandes de expositores, workshops, palestras, rodas de negócios e painéis de discussões que envolvem os principais tomadores de decisão, compradores e especialistas.

 

Círculo

A empresa é a maior fabricante de fios para trabalhos manuais da América Latina e desenvolve produtos e acessórios para artesanato. Há 85 anos no mercado, conta com mais de 1,5 mil colaboradores ativos na empresa, exporta para mais de 45 países e é a marca com maior atuação do segmento no país. Conta com mais de 700 produtos em seu mix e, através do Time de Artesãos, que soma 13 profissionais, oferece suporte na educação e profissionalização do artesanato, com workshops em todo o Brasil, além de estimular quem pratica o trabalho manual como hobby, oferecendo e-books gratuitos, aplicativo próprio e publicações especializadas em tricô, crochê, Amigurumi e bordado.

 

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:

Patrícia Wippel

https://lithoralnews.com.br/turismo-negocios/artista-textil-catarin...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 29

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço