A Nike Inc NKE teve um ano turbulento em 2024, mas o ano que vem provavelmente não será particularmente gentil com a maior marca de artigos esportivos do mundo, de acordo com analistas de Wall Street.
As ações da empresa de calçados e vestuário estão a caminho de fechar o ano com uma queda de mais de 25% devido a uma série de erros estratégicos.
A Nike promoveu Elliot Hill, um veterano do setor, ao cargo de presidente-executivo, com a tarefa de orquestrar uma reviravolta em outubro.
Mas os especialistas continuam convencidos de que a empresa levará mais de um ano para se recuperar significativamente.
Quanto tempo levará para a Nike voltar a crescer?
A Nike registrou resultados melhores do que o esperado para seu segundo trimestre financeiro na semana passada, o que marcou o início de uma virada há muito esperada, de acordo com Stacey Widlitz, da SW Retail Advisors.
Stacey continua a ver a Nike como uma marca de qualidade e espera que a empresa volte a crescer assim que retomar o foco na inovação.
“Mas será um processo longo e doloroso”, acrescentou ela em uma entrevista recente.
Um grande erro cometido pela Nike foi reduzir sua aliança com parceiros atacadistas, incluindo Dick’s Sporting Goods e Foot Locker, em uma tentativa de aumentar suas vendas diretas ao consumidor, de acordo com Widlitz.
“Quando você se afasta desse canal e retém alguns de seus melhores e mais novos produtos, alguém vem e preenche essas prateleiras” – e essa pessoa, neste caso, acabou sendo a Hoka e a On Running, ela argumentou.
As vendas da loja e online da Nike caíram 13% em relação ao mesmo período do ano anterior no segundo trimestre.
CEO da Nike está totalmente comprometido com uma virada
O CEO Elliot Hill já se comprometeu a reconstruir a confiança com os parceiros atacadistas.
“Apoiaremos ativamente a venda mutuamente lucrativa. Simplificando, venceremos quando nossos parceiros vencerem”, disse ele na última teleconferência de resultados da empresa.
Ele também revelou planos de fortalecer o foco em inovação e esportes — algo que, segundo especialistas, contribuiu significativamente para a perda de força da Nike.
Mas, novamente, os analistas não estão totalmente convencidos de que seu plano de recuperação ajudará as ações da Nike a se recuperarem totalmente até o final de 2025.
As ações da Nike valem a pena comprar em 2025?
Após a teleconferência de resultados da semana passada, a Telsey Advisory rebaixou as ações da Nike para desempenho de mercado.
Seus analistas esperam que a potencial recuperação “levará mais tempo para ser executada, exigirá maiores investimentos em marketing de marca e resultará em menores vendas e lucratividade nos próximos 12 meses”.
Eles agora consideram a NKE como bastante valorizada, em cerca de US$ 80 — apenas um pouco acima do seu preço atual de US$ 77.
No entanto, as ações da Nike pagam um rendimento de dividendos de 2,09% no momento da escrita.
Portanto, seus investidores têm pelo menos algum incentivo para esperar que a nova administração cumpra sua promessa de uma mudança significativa.
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por