Muitos talvez não saibam que o Grupo Hugo Boss controla duas marcas distintas: uma, prestes a se tornar centenária, é Boss; a outra, jovem e orientada ao mundo fashion, é a Hugo. Buscando estender aos clientes a mesma experiência oferecida pelo site global das marcas, a empresa abriu, no final do ano passado, o próprio e-commerce no Brasil – parte das estratégias que contribuem para a manutenção das marcas no radar top of mind.

O novo endereço eletrônico também tem o objetivo de melhorar a conexão entre as lojas físicas e o canal digital. A partir dessa interação, o Grupo pretende garantir a oferta e a profundidade de produtos, disponibilizando aos clientes maior variedade de cores, tamanhos e tipos de itens comercializáveis. Além disso, a presença online foi pensada para atingir clientes localizados em endereços distantes das lojas físicas.

Os investimentos em inovações digitais, dialogam com as práticas de rejuvenescimento idealizadas pelo Grupo. Pensando nisso, a Hugo Boss trabalha em parcerias com algumas das ligas mais populares do esporte internacional e também com marcas queridas do universo dos desenhos para criar coleções de produtos – cápsulas – capazes de rejuvenescer o ambiente interno das lojas. “Nas lojas, é possível encontrar cápsulas da NBA e do Looney Tunes. Temos um DNA muito forte de alfaiataria, e com essas ações, buscamos renovar esse DNA”, explica Romeo Bonadio Junior, Diretor Geral Hugo Boss do Brasil, em conversa com o Clube Mundo do Marketing.

Físico e digital – a aliança perfeita

A seguinte situação poderá despertar no leitor a sensação de identificação: um cliente vai até a loja e, em busca de uma peça de roupa, faz com que o vendedor desembrulhe dezenas de pacotes, experimentando as peças incansavelmente até, finalmente, perceber que o item procurado não está disponível no tamanho ou na cor desejada.

Todo esse imbróglio seria facilmente evitável caso a loja em questão tivesse integrado os canais de venda físicos aos digitais. Sabendo disso, a Hugo Boss começou a implementar em suas lojas o serviço de “order from store” (peça da loja), inicialmente disponível em duas lojas do Grupo. 

Visando maximizar o potencial do serviço, a empresa desenvolve um programa de roll out, para aplicar essa prateleira em todas as lojas do Brasil. “Se o cliente vai à loja, olha uma polo mas não encontra um tamanho que sirva, ele pode consultar toda a oferta online para encontrar o tamanho adequado e, da própria loja, fazer um pedido chegará no dia seguinte ou em dois dias, dependendo do lugar onde ele mora. Isso, para nós, é muito importante: criar a sinergia entre dois canais. Não é um canal em detrimento do outro. Na verdade, um é aliado do outro”, pontua o Diretor.

Rejuvenescendo a tradição

Por quais motivos alguém entra em uma loja? Para estudar preços e, talvez, comprar produtos? Pode ser. Mas o que aconteceria se um cliente entrasse na sua loja para pedir uma informação? Seus colaboradores seriam capazes de atender a um pedido que nada tem a ver com as operações comerciais?

Para a Hugo Boss, um dos pilares da constante renovação do DNA da marca é a transformação dos pontos de venda em locais capazes de oferecer, além de produtos, uma série de serviços e experiências. “O que a gente precisa é garantir que as nossas lojas, principalmente nas grandes capitais, funcionem como uma concierge. Por exemplo, São Paulo recebe turistas do Brasil inteiro. Portanto, é importante que os nossos colaboradores na cidade saibam conversar; indicar restaurantes, apontar teatros com eventos acontecendo. Dessa forma, enriquecemos o serviço”, explica Bonadio.

Outro pilar importante para a manutenção da juventude da marca é a parceria com marcas reconhecidas no universo do entretenimento. Há anos presente no mundo dos esportes, a Hugo Boss coleciona parcerias com ligas como NBA – que tem no Brasil o segundo maior pico de seguidores -, Fórmula 1 e, em breve, NFL. “Além disso, temos um lado mais lúdico. Fechamos parcerias com o Looney Tunes e os Peanuts, que trazem jovialidade para as cápsulas dentro da loja. O nosso DNA, de alfaiataria, continua. O que fazemos é renovar esse DNA”, finaliza o Diretor.

Durante a conversa com o Clube Mundo do Marketing, Romeo Bonadio Junior detalhou estratégias de aquisição de clientes e ofereceu mais detalhes sobre os planos do Grupo para os pontos de venda físicos e digitais no Brasil. Clique aqui para acessar:

https://www.mundodomarketing.com.br/as-estrategias-da-hugo-boss-par...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI