Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Adidas, American Eagle Outfitters, Supreme, Vans, Snapchat e iPhone foram as marcas que mais pontos somaram nos últimos seis meses nas cadernetas dos Z’s. O estudo conduzido pela Piper Jaffray revelou também que os jovens desta geração preferem comprar entre cliques.

De acordo com os resultados apresentados no relatório, realizado semestralmente a uma amostra de cerca de 6 mil jovens e agora divulgado pelo portal de tendências WGSN, 23% dos adolescentes preferem fazer compras em retalhistas especializados, mas o número tem vindo a diminuir 3% ao ano. Por outro lado, as compras online estão a tornar-se mais populares, com 17% dos Z’s a preferirem o canal digital, num aumento anual de 2%.

Dentro desta oferta, o marketplace da Amazon é o favorito, concentrando 49% da seleção dos adolescentes, um crescimento anual de 9%.

Athleisure em queda

No que diz respeito a vestuário, o estudo mostra que a tendência do athleisure está em declínio, apenas um terço da amostra assume que as marcas de athleisure estão no topo das suas preferências, esmagando os 40% observados há seis meses.

Para os membros da geração Z existem outras tendências que se sobrepõem atualmente à roupa desportiva, como o denim, streetwear e looks festivaleiros, refletindo-se na subida da marca Birkenstock para o top 5 das marcas de calçado favoritas.

Ainda que o athleisure tenha tido melhores dias no campo do vestuário, segundo as estatísticas, o calçado e as marcas de desporto continuam com uma trajetória ascendente e a dominar no guarda-roupa dos Z’s.

A Nike continua número 1 dentro das marcas desportivas. A American Eagle Outfitters manteve-se no 2.º lugar, com um aumento da quota para 11%, enquanto a Adidas ocupou o 3.º lugar da tabela, com 4%.

O 1.º lugar do pódio do calçado continua a pertencer à Nike, absorvendo 46% das preferências dos jovens. Este valor tem vindo a diminuir e, mais uma vez, a Adidas tem-se esforçado por ocupar o território perdido. A marca alemã posiciona-se agora no 3.º lugar, com 11%, atrás da Vans (12%), mas à frente da Converse (7%).

Rapazes versus raparigas

Na geração Z, são os rapazes que estão a mudar as regras do jogo, levando a Vans para o topo e a Supreme para a lista das 10 marcas mais consumidas. A Tommy Hilfiger está, igualmente, a tirar proveito do domínio dos rapazes, tendo alcançado, pela primeira vez, o top 20.

No entanto, a Ralph Lauren, Steve Madden, Ugg, Fossil e Michael Kors estão a perder terreno comparativamente a outras grandes marcas. A Ugg, por exemplo, saiu do ranking das 10 marcas de calçado pela primeira vez em 10 anos.

As mudanças também se refletem do lado feminino, principalmente em relação às bolsas. Neste sentido, apenas 25% das adolescentes admitem pensar em comprar uma bolsa no curto prazo. O top 3 continua a ser liderado pela Michael Kors, Kate Spade e Coach. A Louis Vuitton ocupa o 4.º lugar, seguida pela marca Vera Bradley. O elemento surpresa é a Calvin Klein, que fez a sua estreia no ranking das 10 marcas, subindo diretamente para a 8.ª posição.

Gastos diminuem

No geral, os gastos dos adolescentes desceram 4,4% em relação ao ano anterior e desceu também a contribuição dos pais para o consumo dos jovens. A categoria moda continua a representar 38% no total das preferências dos mais novos.

Em relação à tecnologia, o Snapchat é a plataforma de media sociais preferida dos adolescentes, com uma representação de 47% de utilizadores – cresceu 12% este ano e 7% em relação ao semestre passado. O Facebook e o Instagram também têm lugar no quotidiano dos jovens, mas apenas 45% confessam consultar regularmente o Facebook, verificando-se uma queda de 6% face ao primeiro semestre.

Ao contrário dos rumores, a Apple não perdeu força, aliás, 82% dos inquiridos admitiram que o próximo smartphone será um iPhone, somando 1% aos resultados analisados no período homólogo.


FONTEWGSN
https://www.portugaltextil.com/as-marcas-da-geracao-z/
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 391

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço