Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Associação Brasileira de Estilistas comemora sua primeira década e expande ações no exterior

A ABEST (Associação Brasileira de Estilistas) acaba de completar sua primeira década de história, registrando feitos inéditos e números positivos para a moda brasileira. Fundada em 2003, com apenas cinco associados, a entidade chega aos seus dez anos com 95 marcas integrantes e presença constante nos mais importantes polos mundiais do mercado fashion, como Estados Unidos, Europa e Ásia.

"Esse aniversário é muito importante para nós, pois marca um ciclo especial: começamos do zero com a missão de divulgar o DNA do estilo brasileiro ao mundo, gerar negócios e visibilidade para nossos designers, e hoje colhemos o reconhecimento, as portas abertas e o mundo interessado na moda autoral que produzimos. Com tantos aprendizados, estamos mais maduros e conscientes para seguirmos nesse caminho de conquistas", avalia Valdemar Iodice, presidente da associação.

Em 2013, a ABEST registrou acontecimentos inéditos, como o lançamento do primeiro blog sobre marcas brasileiras em um portal chinês, na Vogue China online, a tradução do site da entidade para o mandarim e a chegada de seus estilistas à China, aproveitando o momento de grande destaque do Brasil com a Copa do Mundo para promover ainda mais a presença constante da moda brasileira em novos mercados, como o chinês, e também em cidades de grande destaque comercial, como Paris, Miami e Nova York, para onde a entidade leva constantemente as criações de suas marcas através de feiras, desfiles, eventos estratégicos e showrooms, como: Coterie NYC, ENK Mode Shanghai, Swim Collective (Califórnia) e Chic Young Blood (Pequim).

"A parceria com a ABEST no Projeto +B tem trazido resultados significativos para o posicionamento internacional do design brasileiro de moda e para as exportações do setor. Nestes 10 anos de trabalho conjunto, alcançamos a marca de US$ 15 milhões em exportações, com 96 empresas associadas e mais de 150 eventos realizados nos Estados Unidos, na Itália, na Rússia, na França, na Inglaterra nos Emirados Árabes, no Japão e na Colômbia, incluindo os desfiles nas principais semanas mundiais de moda. Queremos, sem dúvida, manter esses excelentes resultados, por meio da promoção da moda brasileira, influenciada pelos conceitos únicos do estilo de vida dos brasileiros", Mauricio Borges, presidente da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Para o futuro, a ABEST também seguirá com ações pioneiras, como a Academia ABEST de Formação Empreendedora, lançada em 2013 - uma iniciativa para estimular o empreendedorismo e o mercado de moda brasileiro, que oferece cursos de profissionalização no setor para empresários, estilistas e pessoas interessadas na área. O Salão +B, organizado pela entidade, aconteceu em duas edições neste ano, em abril e outubro, e também registrou números positivos para os negócios da moda brasileira e continuará com força total em 2014.

Iniciativas como essas fazem parte da missão da ABEST, focada em promover no Brasil e no mundo o valor agregado da moda brasileira, seu lifestyle e as características únicas e reconhecidas de seus produtos finais, trabalhando em diversos segmentos, que também incluem acessórios, prêt-a-porter, calçados, jóias e moda festa. "Acreditamos que no próximo ano a moda brasileira estará ainda mais forte, unindo seu design único a preços competitivos e materiais de qualidade para se destacar frente aos estrangeiros", conclui Valdemar Iodice.

Confira alguns depoimentos dos estilistas e marcas asssociadas da ABEST:

"Ter sido o primeiro associado, fundador da ABEST e seu presidente por tantos anos, me deixa extremamente orgulhoso em vê-la completando 10 anos. Éramos quatro associados, munidos de um ideal que era o de levar a moda brasileira e o seu lifestyle para os vários cantos do mundo. Esse ideal vem acontecendo e se refazendo, demonstrando o vigor da moda brasileira e de seus estilistas".
Amir Slama

"A ABEST é uma parceira fundamental para a Isolda e para a moda brasileira. A gente acredita e aposta muito na associação desde o comecinho da nossa marca! É maravilhoso poder contar com o apoio de sempre da ABEST! Sem ela os nossos projetos não passariam de sonhos não concretizados. Os estilistas brasileiros precisam do apoio, da estrutura, dos conselhos, da expertise e da aliança com a ABEST para poderem expressar a brasilidade no design de moda, e levar isso para fora do país".
Maya Pope, Alessandra e Juliana Affonso Ferreira, da marca Isolda

"A parceria da UMA e sua estilista Raquel Davidowicz, junto com a ABEST, faz valer a importância do engajamento de uma marca Brasileira de design, em torno da associação que faz valer os interesses coletivos da moda Brasileira. Especialistas dizem que a verdadeira moda autoral Brasileira, existe há 20 anos, dentro deste período, os últimos 10 anos já com a importante existência da ABEST".
Raquel e Roberto Davidowicz, da marca UMA

"Compartilhamos do pensamento que - ao participar da atividade de exportação (diversificando mercados), além de outras vantagens, a empresa se beneficia da sazonalidade por conta das diferenças de estações entre os hemisférios Norte e Sul (importante no segmento de beachwear), aumentando a nossa escala produtiva e ainda ampliando o nosso market share. A exportação é uma forma de movimentar a economia nacional e a ABEST tem sido muito importante com seu apoio ao exportador brasileiro, movimentando a economia, com alguns incentivos fundamentais, como a compensação dos impostos". Liana Thomaz, da marca Água de Coco

http://www.abest.com.br/abest/noticias/1752#ad-image-0

Exibições: 178

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço