SÃO PAULO – A atividade no setor têxtil da indústria de transformação em São Paulo apresentou forte recuo no ano passado, de 3,6%, de acordo com o Índice de Nível de Atividade divulgado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) nesta segunda-feira. A indústria de maneira geral registrou um pequeno avanço, de 0,6% em 2011.
Segundo Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisas Econômicas da Fiesp, a competitividade dos produtos importados afetou o desempenho do setor têxtil. “O mau desempenho de têxteis é resultado da agressão da importação. Esse foi um dos setores que mais sentiram a concorrência dos importados”, disse Francini.
O resultado do setor no ano passado representa um forte recuo em relação ao do ano anterior, quando a atividade têxtil na indústria paulista tinha crescido 2,9%. A produtividade do setor têxtil também apresentou forte queda. Enquanto a atividade caiu 3,6% em 2011, as horas trabalhadas na produção cresceram 7% e o salário real médio, 2,9%, no mesmo período.
Na contramão dos têxteis está o setor de minerais não metálicos, de acordo com a pesquisa da Fiesp. Em 2011, a atividade do grupo cresceu 4,9% - resultado bem melhor do que o da indústria de transformação em geral. “Esse crescimento foi puxado pelo avanço da construção civil, já que engloba a produção de cimento, vidro e revestimentos cerâmicos”, explicou Francini.
(Carlos Giffoni | Valor)
Fonte:|http://www.valor.com.br/brasil/2510620/atividade-industrial-do-seto...
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por