Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Apostila - Avaliação da Qualidade do Tecido: Identificando os Defeitos


imagem

Um dos problemas das confecções são os tecidos com defeitos. Eles chegam em rolos, então nem sempre é possível identificar onde estão as falhas: fios puxados, rasgos, manchas, barramento com outro tipo de fio, entre outros. Quando não é feita a avaliação da qualidade do tecido, essas falhas passam despercebidas na produção, dão origem a roupas depreciadas e que, algumas vezes, não podem ser aproveitadas.

Para evitar que esses transtornos aconteçam, é essencial que os profissionais da produção estejam atentos e façam a revisão dos tecidos, principalmente no enfesto. Conhecer a nomenclatura dos defeitos de fabricação torna mais simples, fácil e objetivo a identificação do problema e o relato ao fornecedor.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) elaborou a norma NBR 13378 sobre Tecidos planos, Defeitos e terminologia. O documento aponta os diversos tipos de defeitos - devido às fibras, aos fios, ao tecimento ou tingimento e estamparia - que podem ser encontrados nos tecidos planos.

Para identificar esses problemas, o ideal é que seja feita a revisão no tecido, onde é realizada a separação e a marcação dos defeitos e também a metragem. Para identificar os problemas na fabricação do material deve-se utilizar etiquetas, lacres ou linhas inseridas na ourela, conforme recomenda a norma ABNT NBR 13484, a qual define o melhor jeito de catalogar esses problemas. Esses apontamentos feitos a partir da avaliação da qualidade do tecido auxiliam na decisão do corte ou não do tecido, bem como o local em que o defeito se localiza, se é significativo ou coincide com algumas costura.

Abaixo segue uma lista com alguns dos principais tipos de defeitos que podem ser encontrados nos tecidos e que pode ser utilizada para realizar a avaliação da qualidade do tecido:

Fonte: Guia de normalização para confecção/ Sebrae




Para conhecer outros defeitos encontrados nos tecidos, bem como buscar mais informações sobre o assunto o “Guia de Normalização para Confecção” do Sebrae traz diversas dicas sobre este e outros temas.

Clique abaixo para acessar a apostila

Apostila - Guia de Normalização para Confecção

Fonte ;/http://www.audaces.com/br/Producao/Falando-de-Producao/2013...

.

.

.

..

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 3846

Responder esta

Respostas a este tópico

Prezados

Com a luz testemunha no tear um tecelão ou contra-mestre com experiência deteta a maioria dos defeitos e os corrige se for do tear.

Na inspeção continua da urdideira e gaiola é possível evitar inúmeros problemas de urdume.

Na fiscalização da preparação todos os problemas de matéria prima são solucionados.

Na forma de armazenagem do tecido na tecelagem evitam-se muitos defeitos.

Na revisão do tecido em crú já se classifica o tecido para o seu destino:tingimento(claro,medio,escuro);estamparia(diversos);acabamentos especiais..etc..

A constatação do defeito no pano pronto é,para mim,muito ruim porque pouco se pode fazer por ele.É uma grande frustação. Uma pena!!!

De qualquer forma valeu a apostila!

Luiz Eduardo

   Informações valiosas, grato pelo compartilhamento.

Excelente matéria.

Para conhecer outros defeitos encontrados nos tecidos, bem como buscar mais informações sobre o assunto o “Guia de Normalização para Confecção” do Sebrae traz diversas dicas sobre este e outros temas.

Eu agradeço por tantas informações

que vocês tem me proporcionada com as informações enviadas.

Tenho pouco conhecimento sobre o materiais têxteis, estou estudando pois tenho que montar uma apostila somente de conteúdo de materiais têxteis, preciso da ajuda de vocês.

Outro assunto também e o design de criação tenho que estudar para montar uma apostila pois vou dar aula no técnico do vestuário em  2014 tenho que estar preparada, se alguém tiver tais apostila me manda pode por favor.

desde já agradeço.

MARIA!

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço