Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Balanceamento de uma célula e uma Linha de Produção

Algumas pessoas entendem que balancear a produção significa colocar na mesma célula de produção modelos mais simples alternando com modelos mais elaborados.

O que significa um modelo mais simples na prática? Um modelo com um tempo padrão menor.

O que significa um modelo mais elaborado na prática? Um modelo com um tempo padrão maior.

Existe o mais simples e o mais elaborado? Esta opinião é subjetiva, o que você pode considerar simples ou elaborado pode divergir com a opinião de outra pessoa.

 

Este erro de interpretação leva a outros erros, como:

  • Sair do foco de atendimento ao cliente, o cliente escolhe o que necessita comprar sem considerar se é mais simples e elaborado;
  • É pouco fácil fazer um planejamento de produção e o mesmo serem seguido, já que entra em ação esta questão subjetiva de elaborado e simples;
  • A produção rejeitar os modelos mais elaborados, normalmente são os modelos que mais se vende, é modelos mais bonito, diferenciados dos concorrentes;
  • Hoje não produzimos, porque tínhamos somente modelos “complicados”, isto é uma crença, uma convicção que muitos acreditam e defendem.

 

O conceito de balanceamento da produção está intrinsecamente associado à produção de lotes pequenos e a divisão das atividades equitativamente de todos os funcionários da célula de produção, esta divisão é realizada em função do tempo padrão de cada atividade e o tempo disponível de cada funcionário, considerando sua habilidade e a existência de equipamentos em quantidade necessária.  Aplicação deste conceito torna a fabricação um sistema extremamente flexível. Utiliza-se também a tecnologia de grupos associada a este conceito de balanceamento da produção para sequenciar os modelos com maior grau de similaridade.

 

Balancear ou estabilizar a produção significa, na prática congelar o programa diário de produção, por certo período, normalmente uma semana, uma quinzena, quando a produção é pouco diversificada, para que se produza exatamente o mesmo “mix” de produtos na linha final de montagem, ao longo daquele período. Para empresas com grande variedade de itens este balanceamento ou nivelamento é feito diariamente, seguindo uma prioridade sincronizada com os pedidos dos clientes, este caso requer mais atenção e cuidados. Este é tipo de empresa mais comum no mercado atual.

 

Além de balancear a célula de produção, a linha de montagem deve está balanceada, todas as estações de trabalho anteriores e posteriores devem ser balanceadas. Para conseguir a flexibilidade necessária a uma produção uniforme, balanceada, se faz necessário:

  • Utilização de mão-de-obra flexível;
  • Autonomia para os supervisores;
  • Conhecimento sobre os processos e as pessoas envolvidas;

 

Pergunta para melhorar seu autodesenvolvimento e desempenho: o que você acha que pode fazer com seus três maiores talentos?

Atenciosamente

Sérgio Amorim

Fonte: www.saconsultoriaindustrial.com

Exibições: 636

As respostas para este tópico estão encerradas.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço