Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Bananatex: Marca de bolsas substituiu poliéster por fibras de bananeira

As mochilas não têm nenhum plástico. Ou seja são um produto totalmente biodegradável.

Bolsas da marca suíça Qwstion feitas a partir de fibras da bananeira (Foto: Facebook/QWSTION)

O mercado de moda pode se tornar mais sustentável por causa da banana. A marca suíça Qwstion criou bolsas a partir das fibras da bananeira para substituir materiais sintéticos, como poliéster, nylon e acrílico, que são feitos a partir de combustíveis fosseis. Chamado de Bananatex, o material foi desenvolvido nas Filipinas, lugar original das bananeiras. As mochilas não têm nenhum plástico. Ou seja é um produto totalmente biodegradável e sustentável.

As bolsas foram feitas a partir da Abacá, uma planta da família da bananeira que produz fibras longas usadas, por exemplo, na fabricação de corda ou papel. A fruta é diferente da banana como conhecemos e não serve como alimento.

“Vimos o quão resistente é o tecido e o quão duradouro é, então decidimos que isso tinha potencial e continuamos o desenvolvimento”, diz a Fast Company, Hannes Schönegger, co-fundador e CEO da Qwstion.

Primeiro, as fibras são transformadas em um papel resistente. Depois, esse papel é cortado em tiras e torcido até se transformar em um fio fino, que resulta em um tecido de alta densidade. Com ele é feita uma mochila leve, mas ao mesmo tempo durável. Além disso, a marca ainda adiciona uma cera que torna o produto resistente a água.

As bananeiras são alternativas sustentáveis não só para a produção de materiais, mas também para o meio ambiente. Elas não necessitam de recursos extras como água e são usadas para reflorestar áreas nas Filipinas. Também podem ser plantadas junto a outras espécies e ajudam a prevenir a erosão do solo.

No entanto, o material ainda é mais caro que os tradicionais, já que o custo da mão de obra é mais alto. Para Schönegger isso não deveria ser um problema, porque as marcas poderiam priorizar o trabalho a uma oferta de produtos mais baratos. Além disso, o custo para o meio ambiente também não compensa. "Mesmo que uma mochila seja barata por causa de um tecido de plástico, achamos que pode não ser barato no final - porque provavelmente todos nós vamos pagar por isso algum dia", diz.

Produção das fibras a partir da bananeira nas Filipinas (Foto: Facebook/QWSTION)

Exibições: 1181

Responder esta

Respostas a este tópico

Li, há pouco tempo, o aproveitamento do caule da bananeira, que é jogado fora. Estariam tentando fazer o fio na India. Seria a mesma empresa?

experimentos utilizando a fibra de bananeira para fins têxteis - Uel


de SVS Luna - ‎Citado por 2 - ‎Artigos relacionados
This coursework it is a performance analysis of banana fiber for textile purposes. We used .... técnicas tradicionais a fios industrializados, projetando tecidos que nutrem um ... O movimento vertical do pente faz surgir à abertura (cala), por onde.
[PDF]

O Artesanato com Fibra de Bananeira. - Instituto Biológico


de OACOMF DE BANANEIRA - ‎Artigos relacionados
O artesanato com fibra de bananeira, da forma como tem sido amplamente difundido hoje no ... inicialmente, as áreas artesanal, têxtil, alimentação animal e humana, e de construção civil. ... confecção de produtos artesanais, foi inicialmente testada no laboratório de. Antropologia e ... caule da bananeira. O mesmo é ...

4 Tecidos ecológicos feitos de fruta | Estilistas Brasileiros


30 de nov de 2017 - A indústria têxtil tem inovado e encontrado soluções mais sustentáveis e ... cenoura e beterraba fazem parte desse novo grupo de tecidos ecológicos. 1)Banana: Sua fibra, que é obtida a partir do caule da bananeira – uma ... italiana Orange Fiber extrai a fibra das cascas de laranja para produzir o fio.

(PDF) Experimentos utilizando a fibra de bananeira para fins têxteis


5 de abr de 2018 - Experimentos utilizando a fibra de bananeira para fins têxteis. Article (PDF .... Segundo Borges (2011) um longo caminho foi percorrido, do tramado feito ... O movimento vertical do pente faz surgir à abertura (cala), por onde ... A bananeira é formada pelo talo oral, pseudocaule, folhas e in orescência.
[PDF]

a atividade artesanal com fibra de bananeira em comunidades ...


de KMP SANTOS - ‎2005 - ‎Citado por 6 - ‎Artigos relacionados
23 de jun de 2005 - Ao rio Amazonas e sua maravilhosa brisa, que foi por muitas vezes meu maior alento nos ..... que atualmente fazem o artesanato com fibra de bananeira. ...... substrato para o cultivo de cogumelo comestível, para fins têxteis e na produção artesanal. ...... 21 Hiroce, R. O aproveitamento do pseudo-caule.

Processo para transformação de fibra de bananeira em fio para tecido ...


Processo para transformação de fibra de bananeira em fio para tecido. 0 ... Tecnicamente, a indústria têxtil objetiva a transformação de fibras em fios, por sua vez ... Para a fabricação de alguns tipos de fios, se faz necessária a realização de ...
Não encontrados: caule

Metodo de extração de fibra e obetenção de fio textil confeccionado a ...


MÉTODO DE EXTRAÇÃO DE FIBRA E OBTENÇÃO DE FIO TEXTIL ... fio com mescla de fibras naturais de pseudocaule de bananeira que pode iniciar com 0 ... raques (folhas modificadas que formam o pseudo caule) ou a casca do fruto mas ...
[PDF]

MODA PRAIA COM FIBRA DE BANANEIRA Inspirada na "Brasileira ...


do projeto foi a Fibra da Bananeira, .... de uma parte do caule subterraneo ..... interiorde Pernambuco, tern gente fazendo a mesma coisa, isto 9, transformando eoisas .... urn prod uta deve ter para se transfarmar em uma fibra textil satisfatoria.



Antonio Silverio Paculdino Ferre disse:

Li, há pouco tempo, o aproveitamento do caule da bananeira, que é jogado fora. Estariam tentando fazer o fio na India. Seria a mesma empresa?

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço