Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Deficiências na logística de comércio, falta de competências e a necessidade de respeitar as normas laborais aplicadas pelo governo poderão prejudicar o crescimento futuro das exportações de vestuário do Bangladesh, segundo um novo relatório do Banco Mundial.
 

dummy
Bangladesh enfrenta desafios

 De acordo com o relatório “Consolidação e Aceleração das Exportações no Bangladesh”, o país deverá ultrapassar uma série de desafios se quiser manter o forte crescimento das suas exportações de vestuário. O documento sugere que é necessária uma maior diversificação das exportações para além do vestuário – o vestuário representa mais de 75% das exportações do país -, mas acrescenta que, mesmo neste sector de atividade, o crescimento das exportações não deve ser tomado como garantido.

O Bangladesh está fortemente dependente das suas exportações para impulsionar o dinamismo no sector industrial, para proporcionar elevada produtividade e empregos de alto rendimento - tudo previsto no sexto plano quinquenal do país.
 
«Embora o crescimento dos salários na China apresente grandes oportunidades para países com mão-de-obra mais barata, o Bangladesh terá de superar constrangimentos significativos para assegurar que as suas exportações continuem a crescer ao ritmo registado ao longo do período de 2005 a 2010, altura em que as exportações em dólares quase duplicaram», explicou Sanjay Kathuria, economista líder para o país no Banco Mundial.
 
O Banco Mundial referiu que um crescimento mais rápido das exportações seria «crítico» para que o Bangladesh alcançasse o nível de crescimento necessário para atingir a sua ambiciosa meta de se tornar um país de rendimento médio até 2021.

«O sector de vestuário do Bangladesh cresceu de forma impressionante e capturou uma parte crescente do mercado mundial», referiu o Banco Mundial. «Mas o crescimento das exportações não pode ser considerado como assegurado. Sendo apenas ultrapassado pela China, o sector exportador de vestuário do Bangladesh terá de competir com o impacto de uma base já grande e uma quota de mercado significativa nos principais mercados».

O relatório sugere que as exportações poderão crescer mais rapidamente, mas apenas se os «constrangimentos críticos» forem resolvidos – o primeiro dos quais é o fornecimento de uma logística de comércio eficaz. As melhorias nesta área dariam ao país uma «vantagem competitiva», garantindo que as exportações e as matérias importadas fossem enviadas a tempo, com custo-eficaz e de forma fiável.

Melhores ligações, melhores procedimentos aduaneiros, melhor capacidade de embarque aéreo e melhores serviços de transporte ferroviário, poderiam reduzir os tempos de espera para o fornecimento de encomendas em até 21 dias, segundo as estimativas do relatório, mesmo que as matérias-primas sejam provenientes do exterior.

Entretanto, o documento adverte que a falha de competências do Bangladesh é «cada vez mais visível em todos os sectores de produção e talvez mais ainda no sector de vestuário», onde relata uma elevada taxa de rejeição dos produtos finais.

Observando a forte presença de trabalhadores estrangeiros qualificados, o relatório apela ao programa de educação técnica e profissional do Bangladesh, o qual possui financiamento público, para que se torne mais relevante para as necessidades do sector de vestuário e desenvolva formas mais inovadoras para melhorar as suas competências.

Finalmente, o relatório destaca a importância do cumprimento das normas laborais pelos sectores industriais e de construção do país, uma questão cada vez mais importante à medida que o Bangladesh tenta deslocar-se para as exportações de vestuário com maior valor acrescentado.

Identificando a necessidade do governo trabalhar em estreita colaboração com a indústria, para que as normas sejam devidamente implementadas, o Banco Mundial referiu que as empresas poderão também necessitar de apoio para transferir fábricas para fora das áreas residenciais e para instalações construídas de raiz com condições de trabalho mais seguras.

Fonte:|http://www.portugaltextil.com/tabid/63/xmmid/407/xmid/41422/xmview/...

Exibições: 160

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço