Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Benefícios da aplicação das tendências no processo criativo

Na Fenafashion – Feira Nacional para a Indústria da Moda –, realizada em Criciúma (SC), entre os dias 23 e 26 de julho, aconteceu a palestra “Os benefícios do processo criativo em antecipação de tendências”, ministrada por Edson Jaccoud, agente do Groupe Carlin International no Brasil. Segundo Edson, parte das confecções fazem algo que ele intitula “coleção da esperança” em que desenham as coleções com base no que acham que o consumidor vai gostar e torcem para que ele deseje o produto.

Mas muitas empresas esquecem que caso seu produto não faça sucesso diante do público consumidor, ele será vendido em liquidações ou irá encalhar no estoque. Esses podem se transformar em grandes problemas para empresas de moda. No passado, e ainda hoje, algumas empresas identificam o que é tendência no exterior, trazem e replicam no Brasil. Esse estilo de produção também funcionava muito bem antes da invasão dos produtos chineses.

Os produtos importados chegam no Brasil a preços baixos e as empresas nacionais não conseguem competir, pois necessitam pagar uma alta carga tributária e encargos trabalhistas. Logo, tem-se uma concorrência desleal. Edson afirma que para sobreviver neste mercado, as empresas nacionais precisam investir em um produto diferenciado. E para entender isso é necessário abrir a mente e “mudar o modo de pensar”.

Edson Jaccoud fala sobre as tendências e o processo criativo na Fenafashion / Divulgação


Primeiro, essas empresas precisam conhecer o perfil do seu cliente – idade, o que gosta, estilo. Edson da a dica para não errar: “quando eu faço o que o meu cliente quer, a venda é algo natural!” A ideia é atrair o cliente para o seu produto. Vale destacar que o consumidor compra um produto não pela peça, mas principalmente pelo benefício que o objeto proporciona e, para isso, é importante que a empresa lembre ao consumidor as vantagens que ele vai adquirir ao levar o produto para casa.

Quando se trata de produtos fashion, Edson destaca que o cliente busca três coisas: status, aceitação – seja da sociedade ou de um grupo ao qual faz parte - e visibilidade. “Lembre-se: o consumidor precisa querer mais o produto do que a vontade de guardar o dinheiro”, diz. E para conquistar o consumidor Edson defende que as empresas precisam investir em um produto diferenciado, ou seja, inspirar-se nas tendências vigentes nas estações e criar seus próprios produtos dentro de um processo criativo inovador. Segundo ele, um produto inédito tem maior valor que uma copia.

Para isso, as empresas precisam estar atentas as novidades e tendências no mercado da moda. E é neste sentido que ele aponta os trends books como uma boa opção de conhecimento das tendências e fonte de inspiração.

http://www.audaces.com/br/Criacao/Falando-de-Criacao/2013/7/29/bene...

Exibições: 173

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço