Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Better Cotton pede clareza na legislação anti-greenwashing

A organização pediu à União Europeia que seja clara sobre as novas leis que exigem que as marcas e retalhistas provem as suas alegações ambientais para mostrarem que não estão a fazer greenwashing.

[©Better Cotton-Eugénie Bacher]

Num comentário sobre a proposta da UE para a diretiva relativa à fundamentação e comunicação de alegações ambientais explícitas (Diretiva Green Claims), a Better Cotton afirma o seu apoio, mas pede que as diretrizes sejam claras e homogéneas.

A proposta de diretiva, publicada em março, estabelece critérios comuns pelos quais as empresas têm de materializar as alegações ambientais. Produtos e serviços devem, sob esta proposta de legislação, ser acompanhados por informação precisa e verificável sobre as suas credenciais de sustentabilidade.

A UE introduziu uma série de propostas legislativas para responder aos impactos adversos da indústria têxtil. Entre outras coisas, têm de ser pensados para salvaguardar tanto os consumidores como os negócios contra práticas enganadoras, descritas como greenwashing. Um aumento no greenwashing provocou incerteza na sociedade sobre a autenticidade das alegações de sustentabilidade das empresas, afetando a possibilidade de os consumidores tomarem decisões informadas.

A Better Cotton afirma que a proposta da UE é bem-vinda e acredita que há uma necessidade clara de diretrizes sobre como as alegações devem ser comunicadas e de pôr fim ao greewashing.

A organização apoia a decisão da UE de não limitar a fundamentação das alegações a um standard, como a avaliação do ciclo de vida do produto ou a pegada ambiental do produto.

«A flexibilidade será instrumental para assegurar que os métodos de fundamentação estão adaptados a uma vasta gama de categorias e práticas de impacto abrangidos pelos programas e a variabilidade em contextos operacionais encontrada em diferentes sectores e materiais. Manter a flexibilidade é a única forma de favorecer uma transição justa em todo o mundo e melhorar os meios de subsistência sustentáveis», afirma Lisa Ventura, diretora de assuntos públicos na Better Cotton.


[©Better Cotton-Eugénie Bacher]

A Better Cotton acrescentou que apoia a necessidade de uma orientação rigorosa sobre como as reivindicações de sustentabilidade são feitas ao público. A organização tem os seus próprios padrões através da Claims Framework, que faz parte do seu Cotton Standard System, estabelecido por consenso entre os membros elegíveis, que permite que esses membros informem os consumidores de forma precisa e coerente sobre o seu investimento em Better Cotton, o que, por sua vez, reforça o seu compromisso para com programas para melhorar a situação ambiental, social e económica dos produtores de algodão e respetivas comunidades.

A Better Cotton lançou uma atualizou à Claims Framework no final de julho, que inclui uma tabela de referência para aumentar a clareza e traduções para as alegações, assim como clarificações sobre os contextos em que as mesmas podem ser usadas.

https://portugaltextil.com/better-cotton-pede-clareza-na-legislacao...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 30

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço