Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

AFP – A ação do grupo australiano de marcas de esportes praticados na água e gelo, Billabong, despencou cerca de 60% na Bolsa de Sidney nesta terça de manhã, com a retomada da cotação após um mês de suspensão, enquanto o grupo anunciava o fracasso das negociações com duas potenciais compradoras.

Às 15h00 locais (05H00 GMT), o título valia 26 centavos de dólar australiano (0,19 euro), apresentando recuo de 43,5% em relação a 9 de maio, último dia de sua cotação. Ele despencou 58% ao longo da manhã.

Expandido nos anos 2000, o grupo australiano está caindo vertiginosamente. Visual Billabong.
"As conversações com os consórcios Sycamore e Altamont/VF para uma mudança de controle estão encerradas", anunciou o grupo em um comunicado. Em compensação, negociações, não exclusivas, seguem com essas duas entidades, no que diz respeito à venda de ativos, ou outros meios de refinanciamento, para sanar as dívidas, acrescentou o grupo.

"O refinanciamento tem o objetivo de fornecer à empresa uma solução global e uma estrutura de capital adequada para seguir com seu programa de reformas", especificou Ian Polland, presidente da Billabong.

A Billabong deseja seguir "tão rápido quanto o possível, reduzindo drasticamente os custos em todas as operações".

Várias entidades haviam se declarado interessadas nos últimos meses na compra do grupo, criado em 1973 por um casal de surfistas, mas que acumula reveses há alguns anos. Dentre essas entidades, as empresas de investimento Sycamore Partners (associada a Paul Naude, antigo dirigente americano) e a Altamont Capital Partners e o grupo de vestuário VF Corporation. Mas nenhuma discussão teve um desfecho.

Em 2012, a Billabong havia rejeitado uma oferta de compra da firma TPG, por 841,8 milhões de dólares australianos. Hoje sua valorização na Bolsa é de cerca de 91 milhões de dólares.

O grupo pretende vender a cadeia de roupas canadense West 49, aponta em seu comunicado. Ele também revisou mais uma vez para baixo suas previsões de resultados para o ano em curso. Agora o grupo conta com um lucro bruto de exploração compreendido entre 67 e 74 milhões, contra 81 milhões previstos até o momento.

Criada na Gold Coast australiana, no Estado de Queensland, a Billabong tornara-se famosa no meio do surf, depois além, oferecendo roupas para esportes praticados na água e na neve dentre outros, mas sabendo seduzir muito além desse público.

A empresa cresceu durante a última década, estabelecendo-se no exterior e comprando outras marcas, dentre as quais a Tigerlilly e a Von Zipper.

Mas o grupo sofreu com o custo do dólar australiano, com a desaceleração econômica mundial e com o sucesso alacançado por seus produtos junto aos compradores.

Com Dow Jones Newswires

Exibições: 339

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço