Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A construtora alemã de automóveis atribuiu um Supplier Innovation Award, na categoria de novo fornecedor do ano, à empresa suíça Bcomp pelo desenvolvimento de novos produtos a partir de fibras de linho que permitem reduzir o peso dos veículos da BMW.

BMW M4 GT4 [©Bcomp-Johannes Nollmeyer]

A Bcomp desenvolveu novos produtos tendo por base fibras de linho que podem, por exemplo, substituir plástico reforçado com fibra de carbono. Segundo descreve a BMW em comunicado, o powerRibs é inspirado nas veias das folhas e assegura a máxima rigidez com um peso mínimo, o que permite reduzir o peso geral do veículo, ao mesmo tempo que possibilita utilizar menos matérias-primas.

A empresa suíça tem ainda um outro produto, batizado ampliTex, que pode substituir o material convencional de revestimento, sendo neutro em carbono e permitindo criar novas estruturas interessantes para superfícies. «Ao combinar os dois materiais, pode poupar-se até 70% do plástico usado anteriormente na decoração interior e evitar 75% de emissões de CO2», aponta a BMW.


BMW M4 GT4 [©Bcomp-Johannes Nollmeyer]

Estes materiais foram usados pela primeira vez em 2019 pela BMW M Motorsport para a Fórmula E (campeonato para veículos elétricos), sendo a Bcomp atualmente parceira oficial da BMW M Motorsport para o novo BMW M4 GT4. Além disso, a construtora alemã tem agora uma quota na empresa suíça.

«É uma grande honra receber este prémio prestigiante de uma das marcas automóveis mais premium do mundo. Gostaria de agradecer ao BMW Group pela grande confiança e colaboração durante os últimos anos, sobretudo dos nossos pares na BMW ao longo de toda a organização, que estão a fazer um trabalho extraordinário para incluírem a Bcomp na sua rede de aprovisionamento. Estamos muito entusiasmados por dar os próximos passos com eles, tornar-nos um parceiro a longo prazo e ajudar o BMW Group a atingir os seus ambiciosos objetivos de sustentabilidade», declarou Christian Fischer, CEO da Bcomp.

Inovação essencial

A BMW premiou ainda a CATL – Contemporary Amperex Technologies Co, na categoria de mobilidade elétrica, a Dürr Systems AG na categoria de sustentabilidade, a NXP Semiconductors e a Continental Automotive GmbH Regensburg pelo seu trabalho na digitalização, a CarUX, a  Garmin, a Webasto e a Amazon, que desenvolveram o ecrã panorâmico de 31 polegadas para os bancos traseiros do BMW Série 7, que transforma o carro numa espécie de cinema ambulante, na categoria de experiência do consumidor, e ainda os funcionários das empresas ucranianas parceiras na categoria de performance de equipa excecional.


[©BMW Group]

«As inovações são essenciais para o sucesso da nossa transformação para a mobilidade elétrica, digitalização e sustentabilidade. A nossa cerimónia de entrega de prémios reconhece a inovação e as parcerias cooperativas com os nossos fornecedores – sobretudo em tempos desafiantes», afirmou Joachim Post. «O futuro vai cada vez mais ser decidido por inovações e tecnologia. Temos de ter a coragem de responder ao desafio – mesmo que pareça ser inatingível e outros não deem muito crédito ao sucesso da ideia», salientou o administrador da BMW AG responsável pela rede de fornecedores e compras na cerimónia que teve lugar em Munique.
https://www.portugaltextil.com/bmw-enaltece-fibras-naturais/?utm_te...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 28

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço