Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Bolsas feitas a partir de calças jeans: Universitários criam marca de moda sustentável

Investindo no upcycling, criadores da Berma Bag pensam em lançar novas peças e até móveis.

Berma Bag: além de bolsas feitas a partir de tecidos reutilizados, criadores da marca querem lançar novos produtos Foto: Melting Produções
Berma Bag: além de bolsas feitas a partir de tecidos reutilizados, criadores da marca querem lançar novos produtos Foto: Melting Produções


RIO — Cada vez mais falado no mundo fashion, o upcycling vem garantindo presença em coleções de marcas internacionais como  Balenciaga e Miu Miu. A técnica de reutilizar tecidos para confecção de novas peças é uma das apostas sustentáveis do setor da moda para frear as toneladas de lixo que o setor produz anualmente. Influenciados pela tendência e pelo desejo de mudança, três jovens moradores da Barra decidiram criar sua própria marca em 2019: a Berma Bag, que comercializa bolsas confeccionadas a partir de tecidos reaproveitados e se prepara para o lançamento da sexta coleção.

—Temos agora o movimento contrário ao consumo exorbitante. Na Berma a gente tenta refletir no processo criativo os conceitos do slow fashion e do upcycling, que ajudam o meio ambiente. Por exemplo, na produção de jeans se usa uma quantidade de água muito grande— conta Mateus Salimena, estudante de Administração de 23 anos, que criou a marca ao lado dos estudantes de Design Pedro Lopes, da mesma idade, e Lucas Felsk, de 24 anos.

—A Berma Bag é formada por três amigos que começam uma marca de roupas com tecidos meio que numa brincadeira de erros e acertos. A partir daí vimos como uma oportunidade de negócios, pois ao mesmo tempo em que era esteticamente agradável, a gente já tinha uma uma matéria-prima para começar em casa — explica Salimena.

Criadores da Bermabag em evento para divulgar a marca Foto: Diculgação/ / Melting Produções
Criadores da Bermabag em evento para divulgar a marca Foto: Diculgação/ / Melting Produções

 

No início, as bolsas eram feitas principalmente a partir de calças jeans e cargo de suas próprias famílias. Hoje eles fazem uma curadoria pela cidade em brechós e também recebem doações. A sexta coleção será lançada em parceria com o estúdio gráfico Porta Preta, com peças customizadas.

—É a nossa primeira parceria e estamos bem animados. Ao longo desses dois anos a gente pôde ir adaptando nosso produto: começamos com uma só modelagem e priorizávamos o tecido. Hoje, temos alguns modelos de bolsas mais elaboradas. A principal bolsa chamamos carinhosamente de pastel de feira (risos) — explica Salimena.

A marca tem uma pegada jovem e voltada para o street wear. Os rapazes costumavam vender suas coleções em feiras artísticas espalhadas pela cidade. Com a pandemia e as mudanças nos hábitos de consumo, tiveram que se adaptar, e além da nova coleção, planejam aumentar a variedade de produtos. Atualmente, as peças são vendidas exclusivamente pelo endereço do Instagram @bermabag.

—A gente já teve até ponto físico, mas o local fechou na pandemia. Agora pensamos muito em criar outros produtos, roupas ou até mesmo móveis. Mas tudo pensado nesse conceito de reutilização e sustentabilidade — diz.

https://oglobo.globo.com/rio/bairros/bolsas-feitas-partir-de-calcas...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 77

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço