Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Bom Retiro Quer Limpeza - Funcionários das Centenas de Pequenas Confecções da Região Depositam nas Ruas Sacos com Retalhos de Tecido.

Comerciantes, compradores e moradores querem solução para lixo acumulado nas ruas

Todo dia um círculo vicioso de sujeira acontece no bairro do Bom Retiro, no Centro. Funcionários das centenas de pequenas confecções da região depositam nas ruas sacos com retalhos de tecido. Na sequência, catadores de lixo e pessoas que produzem artesanato furam os sacos para recolher o material, deixando boa parte do lixo espalhado. Além disso, também são colocados nas ruas lixo orgânico e entulho.

"É um lixão a céu aberto. Por volta das 16h as confecções começam a jogar os sacos de retalhos e, às 18h, já está tudo espalhado. Quando chove o problema piora, porque o tecido entope os bueiros rapidamente", disse Jacinto Braga, de 78 anos, morador do Bom Retiro desde que nasceu.

"Nas sextas-feiras é pior, porque o movimento no bairro é maior", afirma Pina Oh Park, gerente da loja Jianny, na esquina das ruas Silva Pinto e Professor Cesare Lombroso, um dos pontos onde há maior acúmulo de lixo. Além dessas, também sofrem com o problema as ruas Anhaia, Júlio Conceição, da Graça, Ribeiro de Lima e José Paulino.

Comerciantes chegaram até a desistir de trabalhar no local por causa do lixo. Uma lanchonete que ficava na esquina das ruas Anhaia e Silva Pinto não resistiu à queda no movimento por causa do mau cheiro na calçada provocado pelos montes de descarte e fechou as portas, relata a lojista Valma Balieiro dos Santos, vizinha do ponto comercial.

Fiscalização/ Por meio de nota, a Prefeitura afirmou que já tomou providências. "Para atenuar problemas causados pelo lixo colocado fora de horário pelos comerciantes na região do Bom Retiro, o Limpurb (Departamento de Limpeza Urbana) realiza reuniões constantemente com os lojistas da região e com a concessionária responsável pela coleta, a fim de encontrar soluções. Desde dezembro de 2010 a coleta vem sendo realizada no período da manhã, entre 7h e 8h."

Ainda, a Prefeitura diz ter aumentado a fiscalização. "Somente no Bom Retiro, dois grandes geradores de lixo irregular tiveram suas atividades suspensas por cinco dias, por descumprimento da lei, além de outras 480 multas já aplicadas por lixo."
FONTE: DIÁRIO DE SP

Exibições: 1464

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço