Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Resultado de imagem para imagens de Borra de café é transformada em corante para tecidos

Esta pode ser uma alternativa comercial viável aos corantes sintéticos.

Pesquisadores da Universidade Estadual de Iowa (ISU, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, descobriram uma maneira de tingir roupas usando os restos do cafezinho diário. O experimento pode conduzir a novas alternativas naturais para a moda – uma das indústrias mais poluentes do mundo.

Você sabia que a indústria têxtil usa mais de dois milhões de toneladas de produtos químicos e corantes sintéticos por ano? Bom, mas alguns estudiosos, felizmente, estão interessados em mudar isso. Um exemplo é Changhyun “Lyon” Nam, estudante de pós-graduação da ISU, que se inspirou no próprio hábito de tomar café. No experimento, ele deixou a borra de café secar por três dias, antes de fervê-la em água purificada para extrair o corante.

O tingimento foi testado em algodão, linho, seda, rayon e poliéster. Confira abaixo os diferentes tons de marrom alcançados nos testes:

A ideia de usar a borra de café contempla pelo menos duas vantagens: contribui para a redução de lixo, ao aproveitar de um recurso amplamente descartado na sociedade, e reduz os custos do projeto.

Desafios

A conclusão do estudo, que teve orientação do professor Chunhui Xiang, foi que a borra pode ser uma alternativa comercial viável aos corantes sintéticos. Mas, como se pode imaginar, nem tudo são flores. Replicar uma cor é um grande desafio. Combinar cores diversas então…muito difícil.

“Uma desvantagem do tingimento natural é que é difícil medir a quantidade necessária para obter exatamente a mesma cor”, explica Xiang. “Para cada lote de corante, pode haver diferença e criar uma correspondência exata é um desafio, especialmente para os fabricantes”.

De todo modo, para o professor tais preocupações com a consistência das cores podem desaparecer à medida que as atitudes dos consumidores mudam. Se houver uma demanda maior por roupas feitas com corantes naturais, os consumidores poderão aceitar a exclusividade de cores que resulta do processo de tingimento natural. Enquanto isso não acontece, seu pupilo testa mais alternativas: corante de café e fibra celulósica a partir do chá de kombucha para fazer tingimentos para sapatos.

O estudo foi publicado em International Journal of Fashion Design, Technology and Education.

https://ciclovivo.com.br/inovacao/tecnologia/borra-de-cafe-corante-...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 490

Responder esta

Respostas a este tópico

Bora vender borras pra industria vai dar uma grana ...

Eu tomo muito café so tentando produzir, vai gerar uma renda a mais no fim do mes ?

Estudo de inviabilidade a meu ver corante ate terra da o problema é usa-los 

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço