Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Bracelpa Dará Assistência à BSC em Processo na China - Celulose

A Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa) dará toda a assistência necessária à Bahia Specialty Cellulose (BSC), fabricante brasileira de celulose solúvel, que está envolvida na investigação antidumping aberta ontem pelo Ministério do Comércio da China (Mofcom, na sigla em inglês).

"A Bracelpa foi notificada e encaminhou a informação à empresa associada. Daremos toda a assistência e o suporte necessários", afirmou Elizabeth de Carvalhaes, presidente-executiva da entidade. "Agora, se há ou não há dumping, cabe à empresa falar."

A BSC, controlada pela Sateri Holdings, do magnata indonésio Sukanto Tanoto, é a única produtora de celulose solúvel da América Latina. Conforme o Mofcom, o processo iniciado ontem envolve produtores do Brasil, Canadá e Estados Unidos. A matéria-prima é usada nas indústrias têxtil e de alimentos, entre outras.

Elizabeth descartou a possibilidade de abertura de investigação antidumping em outro mercado, o de celulose branqueada de eucalipto, uma especialidade dos produtores brasileiros. "Essa ameaça não existe do ponto de vista técnico, não procede." O Brasil é o principal fornecedor da matéria-prima para a indústria de papel chinesa.

Há pouco mais de um ano, fabricantes asiáticas de papel, entre as quais a APP e a April, informaram ter encaminhado ao Mofcom um pedido de investigação, também por dumping, contra a celulose de eucalipto brasileira - Fibria, Suzano Papel e Celulose e Eldorado Brasil Celulose atuam nesse mercado. Até o momento, contudo, não há desfecho ou novidade sobre o pedido.

.
.
.
.
.

Exibições: 103

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço