Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Brasil libera importação de alguns veículos argentinos. Em contrapartida Argentina promete liberar a entrada de produtos brasileiros como baterias, pneus e calçados

Em contrapartida, Argentina promete liberar a entrada de produtos brasileiros como baterias, pneus e calçados


O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informou no início desta noite que Brasil e Argentina decidiram flexibilizar as barreiras colocadas a alguns produtos como um gesto de boa vontade. A partir de amanhã, o governo brasileiro voltará a colocar em licença automática a importação de alguns modelos de veículos, enquanto o governo argentino promete liberar a entrada de produtos brasileiros como baterias, pneus e calçados. O MDIC não informou quais veículos serão liberados, mas adiantou que não serão todos.

O acordo fechado hoje à tarde não retira do sistema de licenciamento não automático as importações, pelo Brasil, de carros argentinos, e as importações argentinas de pneus, baterias e calçados do Brasil. Segundo o ministério, o acordo prevê que haverá uma liberação imediata a partir de amanhã de algumas guias de importação desses produtos. Pelas regras da OMC, as licenças não automáticas podem ser aprovadas em um prazo de até 60 dias.

A decisão foi tomada em reunião por telefone esta tarde, entre o secretário-executivo do MDIC, Alessandro Teixeira, e o secretário da Indústria da Argentina, Eduardo Bianchi. Os dois irão se reunir na próxima segunda e terça-feira, em Buenos Aires, para tentar avançar numa negociação que permita retirar dos dois lados as barreiras que atravancam o comércio bilateral.

 

FONTE: Agência Estado

Exibições: 65

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço