Programa pretende elevar a produtividade das empresas em todo o país e pode significar a alavancagem da produtividade e qualidade das indústrias.
O programa Brasil Mais Produtivo, uma iniciativa do governo federal em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN), está ganhando nova força em 2024. Com uma roupagem renovada, o programa visa impulsionar a produtividade e a qualidade das micro e pequenas empresas industriais brasileiras. Um exemplo é o atendimento do programa realizado pela unidade do SENAI de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte.
A diretora do SENAI Santa Cruz, Luciene Pontes explica que embora o SENAI já atenda empresas no âmbito do programa desde 2016, a nova fase do Brasil Mais Produtivo conta com um investimento maior do Governo Federal e uma estrutura mais robusta. “A parceria com o Sebrae garante um alcance ainda maior às empresas, enquanto o SENAI atua na execução das consultorias, oferecendo soluções práticas e personalizadas para cada negócio”, diz.
“O Brasil Mais Produtivo representa uma grande oportunidade para as micro e pequenas empresas industriais brasileiras se tornarem mais competitivas e sustentáveis. Com o apoio do governo federal, do Sebrae e do SENAI, as empresas poderão alcançar novos patamares de crescimento e desenvolvimento”, completa Luciene Pontes.
O Novo Brasil Mais Produtivo, que a gente chamou B+P, é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com a participação institucional da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial(ABDI), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPIL).
“Além dessas instituições temos os executores que já falei, o Sebrae, financiando essas consultorias; e o SENAI, executando as consultorias. O programa tem o objetivo de ser o maior e mais impactante programa de produtividade. As micros e pequenas empresas industriais brasileiras”, acrescenta a diretora.
Uma das principais novidades é o foco na Manufatura Enxuta, uma metodologia que visa otimizar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência da produção. A agente de Mercado do SENAI Fabíola Farias destaca a atuação da instituição. “O SENAI de Santa Cruz, por exemplo, está atuando diretamente no chão de fábrica das empresas, implementando as melhores práticas da Manufatura Enxuta”, afirma.
O programa é direcionado para micro e pequenas empresas industriais. “É importante ressaltar que microempreendedores individuais (MEI) não são contemplados nesta edição. As empresas selecionadas passam por um processo de cadastro na plataforma do governo federal e têm acesso a um número específico de horas de consultoria e treinamento”, acrescenta Fabíola.
O programa é importante para as empresas e significa a alavancagem da produtividade e qualidade das indústrias. O atendimento ao Brasil Mais Produtivo contempla empresas de micro, pequeno e médio porte. E tem a diferença de carga horária, por exemplo, quem é ME, que é o microempreendedor tem setenta e seis horas de atendimento em consultoria, mais quatro horas na parte educacional. As empresas de pequeno porte são contempladas com 106 horas de consultoria, mais 4 horas na parte educacional.
O empresário Getúlio de Freitas, da empresa Poest Indústria e Comércio de Vestuário Ltda, da cidade de Encanto/RN, elogia o programa e a consultoria. “Gostaria de expressar minha gratidão pelo excelente suporte e orientação prestados durante nosso projeto junto ao SENAI. A orientação e dedicação foram fundamentais para alcançarmos os resultados esperados”, frisa o empresário. “Nós estamos recebendo consultoria em Manufatura Enxuta pelo programa Brasil Mais Produtivo, no segmento Confecção do Vestuário, tecido plano, como fornecedor do Grupo Guararapes”, completa Freitas.
A empresária Cynthia Louyze Menezes de Araújo; da C L M de Araújo – ME, da cidade Jucurutu, também do segmento Confecção do Vestuário, moda fitness, afirma estar satisfeita com o programa. “Sim, nós estamos sendo atendidos em Manufatura Enxuta do programa Brasil mais produtivo, muito bom”, diz.
Os benefícios para as empresas que participam do programa são aumento da produtividade, através da implementação de ferramentas e técnicas no chão de fábrica e melhoria da qualidade.
Como participar: As empresas interessadas em participar do programa Brasil Mais Produtivo devem realizar o cadastro na plataforma do governo federal. (https://brasilmaisprodutivo.mdic.gov.br/)
Após a seleção, as empresas terão acesso a um acompanhamento personalizado por consultores do Senai, que as auxiliarão na implementação das melhorias. Veja no link o vídeo do SENAI Nacional sobre o Novo Brasil Mais Produtivo: (http://www.youtube.com/watch?v=Odr7wrmsvyY)
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por