Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Brasil recicla pouco tecido
Foto: Divulgação

A reciclagem de resíduos têxteis existe, apesar de ser pequena no Brasil. O grande uso de restos de tecido ocorre no artesanato.

A indústria têxtil pode contaminar os efluentes líquidos, pois os tecidos passam por inúmeros processos de tingimento e tratamento com substâncias antifúngicas, por exemplo. Assim, a reciclagem dos resíduos têxteis é importante para a redução da poluição, uma vez que estes resíduos são frequentemente queimados a céu aberto ou depositados em lixões.

A dificuldade da reciclagem industrial pós-consumo é consequência do estado em que os tecidos se encontram após serem descartados (muito sujos e parcialmente degradados) e também pelo pouco volume concentrado, o que inviabiliza comercialmente a reciclagem.

A reciclagem industrial de tecido é incipiente no Brasil. É possível que fábricas utilizem aparas têxteis de outras empresas, que seriam incorporadas ao processo produtivo (resíduo pré-consumo), evitando que se tornem resíduos, mas esta não é uma prática comum no país. A reciclagem transforma o tecido em matéria-prima para indústrias de tecido não-tecido, colchões, papel moeda, produtos medicinais, automobilísticos, mobiliário e metalurgia.

A reciclagem de resíduos têxteis é complexa. Para que volte a ser fio novamente, esse material deve ser separado por matéria-prima e comprimento de fibra. Uma sugestão para o aproveitamento desses resíduos sem muita complexidade, seria na produção de estopas, no qual não é necessário a eliminação dos tingimentos, mas só a fragmentação dos retalhos.

Devido as dificuldades apresentadas, deve-se procurar reutilizar ao máximo todos os panos e restos de tecidos antes de serem descartados. Roupas velhas devem ser doadas ou consertadas. Quando não puder mais ser utilizada como vestimenta, ainda encontra uso como pano de chão e de limpeza bruta.

No ramo da reciclagem artesanal, artesãos confeccionam bonecas de pano, ecobags, colchas, tapetes, roupas, porta documentos, capas de caderno, marcadores de livros e uma infinidade de objetos, se valendo de talento e criatividade.
Fonte: Setor Reciclagem.

Exibições: 356

Responder esta

Respostas a este tópico

Este tema é de alta importância na Cadeia Têxtil, sob as óticas de Sustentabilidade e Econômica.
Há informações que necessitam ser revistas/repensadas e refletivas na presente apresentação.
O Brasil é um dos maiores importadores mundiais de Resíduos Sólidos Têxteis, pelo menos nas estatísticas oficiais.
Julio Caetano

Boa noite

necessito de resíduos de industria textil para industria de estopas, você sabe onde posso encontrar?

obrigada 

Márcia 

boa tarde márcia, como posso entrar em contato com você?

Marcia caetano disse:

Boa noite

necessito de resíduos de industria textil para industria de estopas, você sabe onde posso encontrar?

obrigada 

Márcia 

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço