Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Sustentabilidade e Criatividade consolidam o segmento Jeanswear

A maior feira Streetwear do mundo, Bread&Butter Berlim que continua sendo sediada no antigo aeroporto Tempelhof, teve na sua oitava edição saldo positivo em relação as expectativas dos expositores e visitantes e grande parte do mérito se ao novo layout e às demais feiras que aconteceram paralelas ao evento nos dias 15, 16 e 17 de janeiro. No geral as mudanças foram bem aceitas: novas marcas a participarem, e o novo design amplo dos lounges contribuíram para a visibilidade de cada marca, e movimentação dos visitantes.

Os visitantes estavam mais selecionados com objetivos alinhados aos interesses dos expositores que é o de fazer bons negócios. Vindos de diversas partes do mundo espalhavam otimismo sobre a sempre discutida situação do mercado, não se sentia espírito de crise no evento. Independente das mudanças a Bread&Butter Berlim continua tendo seu glamour e grande importância para o mercado da moda jeanswear.

Um dos espaços mais visitados foi o Urban Base ( chamado de Denim Base nas edições anteriores) agora esse setor se tornou anfitrião das grandes marcas presentes.

Sustentabilidade continua sendo o maior valor agregado ao jeanswear, prova disso foram as coleções apresentadas pelas marcas globais do segmento participantes da feira. Sinais de preocupação eram nítidos nos investimentos realizados pelas mesmas propondo a conservação ambiental sem perder as características vintages dos processos de lavagem. Essas marcas vem buscando o aperfeiçoar a cada temporada a qualidade, o respeito ao meio ambiente além da responsabilidade social exigida pelos consumidores.

A Mustang jeans apresentou uma linda coleção de vintages descartando o uso de água no beneficiamento das peças. Já a marca Kuyichi apostou em diversos fatores nos processos na fabricação do jeanswear de forma consciente, fatores esses batizados pela marca de Jornada Sustentável. As peças incluídas nessa proposta receberam tags com descrições que comunicavam ao consumidor mensagens como “ Eu sou ótima para você, sou feita de algodão orgânico, livre de pesticidas, além disso sou um belo jeans”. Por fim a marca francesa Japan Rags, uma das pioneiras a apostar nos beneficiamentos com laser e processo de ozônio continua a utilizar zero de água no desbote das suas peças.

Outra característica atrativa do evento é a interatividade. Cada vez mais a Bread& Butter se solidifica nisso, exemplos gostosos de apreciarem são: a Cozinha de Denim da marca turca Mavi que disponibilizava na entrada do stand um cartaz com a seguinte mensagem “Venha juntar-se a cozinha Mavi de denim com uma oficina para o buffet mais delicioso da Bread & Butter com o famoso designer Travis Joseph Meinolf corte e costura com Stolt e criação e design com Tom.” Para comemorar os 40 anos de aniversário, a Pepe jeans London trouxe ao stand parceiros como a tecelagem Elletti e a Jeanologia que aproveitou o momento para apresentar a nova máquina de laser destinada a lojas de varejo chamada NANO, juntos montaram uma verdadeira fábrica de jeans, onde cada visitante assistia de perto a produção do jeans, costura, beneficiamentos como lixado, etc. A Hilfiger Denim foi além, apresentou a coleção através de um show roon virtual, é isso mesmo, quem quisesse ver a coleção da marca tinha que clicar nas telas para que pudessem visualizá-las.

A TRC Candiani em parceria com Interwashing Group e Okinawa, continua aperfeiçoando o do Laboratório by Candiani que acontece de 2009 na BBB, o laboratório propunha aos participantes um workshop que aconteceu durante os 03 dias do evento onde os participantes criavam seu seu próprio jeans colocando em uso os mais habilidosos artesãos do jeanswear. Além de proporcionar aprendizagem aos participantes, o workshop oferece suporte à programas sociais e instituições sem fins lucrativos já que todas as peças confeccionadas serão enviadas para os mesmos. O custo de cada jeans customizado era de noventa euros totalmente customizado ou setenta euros para um já beneficiado, o lounge foi bem visitado, muitos visitantes compraram as peças e fizeram diferentes beneficiamentos e aplicação de etiquetas, cada peça finalizada tinha identidade única.

AG – Adriano Godschmied repetiu a tão atrativa decoração externa do stand expondo miniaturas de jeans com beneficiamento vintages autênticos.

As novidades nas coleções ficaram por conta das técnicas e motivos diferenciados de estampados no jeanswear, fits aperfeiçoados, e muito mais, essas novidades e muitas outras estarão disponíveis no nosso Guia de Tendências ( espaço destinado a assinantes).

A próxima Bread&Butter Berlim já tem data, acontecerá nos próximos 2, 3 e 4 de julho de 2013, fiquem atentos as notícias!

Fonte | Assinatura: IOLANDA WUTZL | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR

http://www.guiajeanswear.com.br/noticias/3146/bread-butter-berlim.aspx

Exibições: 385

Anexos

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço