Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


Share6

Surgiu no Reino Unido um método de lavagem de roupas com o qual é possível economizar drasticamente a quantidade de água, energia e sabão usados durante o processo.

A ideia, que apareceu na Universidade de Leeds, consiste em trocar a maior parte dos ingredientes comuns por milhões de pequenas gotas de polímero, que são reutilizáveis e capazes de absorver manchas e odores das roupas. Criou-se a partir disso a máquina Xeros, que também dá nome à empresa por trás do processo.

Essa máquina adiciona o polímero ao ciclo de lavagem junto com pouco mais de um copo d'água e algumas gotas de um sabão especial, também criado pela Xeros. Uma vez em ação, as gotas de polímero se tornam polarizadas e atraem as partículas de sujeira, então cria-se um lamaçal que é sugado e as gotas são separadas para ser reutilizadas - e apenas cerca de uma dúzia delas acabam ficando entre as roupas.

As vantagens do método são inúmeras. Além de economizar 90% da água, apenas uma fração mínima de energia é necessária e os polímeros podem ser usados em 500 lavagens antes de precisarem ser trocados. E eles ainda são recicláveis.

De acordo com a Xeros, se todos os britânicos adotassem seu método, algo em torno de 7 milhões de toneladas de água seriam poupados por semana.

Em entrevista ao Digital Trends, os responsáveis pela empresa explicaram que o método surgiu por acaso, pois os pesquisadores da Universidade de Leeds estudavam formas de fixar melhor os corantes aos tecidos, mas descobriram que o polímero faz o contrário. Até por isso, nesse tipo de lavagem é possível misturar roupas coloridas e brancas sem que nada saia manchado.

A má notícia é que por enquanto a Xeros está focada no mercado corporativo, entregando máquinas para hotéis e lavanderias. Eles estão desenvolvendo modelos para uso doméstico, mas ainda não há prazo para isso.

http://olhardigital.uol.com.br/noticia/40016/40016

Exibições: 945

Responder esta

Respostas a este tópico

AÍ SIM UMA BOA NOTÍCIA.

 

Afinal, o Homem precisa é aprender a utilizar adequadamente as novas Tecnologias e Materiais, sempre com o foco voltado a economizar os Recursos Naturais e reduzir a Poluição.

Um exemplo da visão errônea de boa parte das pessoas, está na utilização do Plástico.  A grande maioria vê o plástico como um Vilão.  Chegam ao cúmulo de culpar as sacolinhas plásticas de Supermercado pela poluição, etc...  Quando a verdadeira culpa está na Manipulação, Utilização e Descarte errados do Plástico.  O plástico poderia e deveria substituir a grande maioria dos materiais Nobres, evitando a exploração desenfreada destes e mantendo boa parte dos recursos naturais preservados. 

Mas, o que fazemos é utilizar de forma totalmente errada este material que poderia ser nosso aliado.  Aí, quando vemos nossos Lixões, Rios e Ruas cheios de resíduos plásticos, fica muito Fácil achar um Vilão "O Plástico".  A culpa de tudo é do plástico. 

O que nos resta é torcer para que surjam mais e mais idéias como esta que venham ensinar o Homem a conviver melhor com o seu Meio.

 

Bom dia a Todos!

Eles estão desenvolvendo modelos para uso doméstico, mas ainda não há prazo para isso.

Até por isso, nesse tipo de lavagem é possível misturar roupas coloridas e brancas sem que nada saia manchado.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço