Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Os indicadores mostram que a crise é grave e generalizada, mas há exceções e uma luz no fim do túnel: o câmbio. Setores com tradição em exportar dão os primeiros sinais de que a queda na atividade já atingiu o fundo do poço e começam a se recuperar com o estímulo do dólar alto.
Um dos símbolos do processo de desindustrialização do País, o setor têxtil e de confecções deve crescer 5% em 2016. Após cair 4% em 2015, o faturamento da indústria deve voltar ao nível de 2014 graças à alta das exportações e à queda das importações.
Segundo Fernando Pimentel, diretor-superintendente da Abit (associação do setor), a substituição de importações já começou. “Muitas confecções estão sendo procuradas por redes de varejo que querem trocar o importado pelo nacional. Algumas estão fechando contratos, mas outras ainda esbarram no preço.”
De acordo com a Abit, cerca de 200 mil toneladas de tecidos e 200 milhões de peças de vestuário que eram importados serão substituídos por produtos nacionais em 2016. Também favorecida pela alta do dólar, a exportação de têxteis deve subir de 15% a 20% neste ano, após avanço de 10% em 2015, diz Pimentel.
Com 35% da receita advinda das exportações de jeans e tecidos de algodão, a Vicunha vê espaço para aumentar as receitas externas entre 20% e 25% neste ano, segundo a diretora comercial da empresa, Anna Maria Kuntz.

Calçados

Também influenciado pelo dólar ao redor de R$ 4, o setor calçadista prevê aumentar com vigor as exportações em 2016 e, em até três anos, retomar o patamar de 2007. As indústrias viram a situação começar a se inverter a partir das negociações da coleção primavera/verão, feitas em agosto e setembro e confirmadas com os embarques a partir de novembro.
Apesar da queda de 10% em 2015 nas receitas externas, a perspectiva do semestre passado aponta para aumentos superiores a 30% em 2016. “A alta do dólar proporciona um preço mais competitivo para o calçado”, diz Heitor Klein, presidente da Abicalçados (associação do setor).
O ânimo, se confirmado, contribuirá para amenizar as perdas do mercado interno. Em 2015, as fabricantes de calçados perderam 25 mil postos de trabalho, segundo o Caged. No setor têxtil e de confecções, foram 100 mil.
O empresário José Rosa Jacometti, de Franca, tenta compensar a queda do mercado interno com as exportações. Dos 1,6 mil pares de calçados que produz por dia, 40% vão para fora. “Com esse índice, consigo subsidiar a produção do mercado interno. Creio que não vou ter problema neste ano.” (FOLHAPRESS)

Exibições: 47

Responder esta

Respostas a este tópico

    “Muitas confecções estão sendo procuradas por redes de varejo que querem trocar o importado pelo nacional. Algumas estão fechando contratos, mas outras ainda esbarram no preço.”

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço