Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


imagem

Por Paula Guimarães
Modelista e Professora do SENAI Londrina


Ainda abordando o assunto sobre desenvolvimento de modelagem infantil, vamos destacar as vantagens de se pensar em modelos que possam abranger uma maior variedade de tamanhos e idades do público infantil. Como exemplo, temos um modelo de calça com leve saruel e um babado a partir do cós como se fosse uma saia sobrepondo a calça.


O interessante deste modelo é que pode ser usado por meninas desde bebê, pois a folga característica do saruel permite uma melhor acomodação da fralda, podendo ser usada até cerca dos 5 anos ou mais. Se observarmos o fato de que cada vez mais cedo as crianças estão escolhendo o que querem vestir, este modelo pode ser uma alternativa à legging quando acontece um fato muito recorrente de a menina não gostar de usar calças. Este modelo normalmente agrada por dar um ar de modernidade e parecer ser uma sobreposição de saia sobre calça.

Vejamos como pode ser feita a modelagem:
- Primeiramente, faz-se um retângulo com o comprimento da cintura até o tornozelo pela medida de ¼ do quadril mais 2 cm.
- Depois, marca-se a partir da lateral, ¼ da cintura mais 1 cm.
- Finalmente, na parte da barra, marca-se ½ do tornozelo mais 1 cm e a partir daí faz-se a curva do entrepernas até a altura do gancho.


- Para fazer o traseiro pode-se utilizar o molde do dianteiro subindo a parte da cintura na região do gancho 3 cm.


- Para fazer o cós basta fazer um retângulo utilizando a medida da cintura mais 1 cm pela largura desejada para o cós x 2 e desdobrar o molde.
- Para o babado pode ser copiado o molde do cós e desdobrá-lo para o franzido. Obs.: as costuras do cós e do babado ficam nas duas laterais.

Por Paula Guimarães
Modelista e Professora do SENAI Londrina

Exibições: 651

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço