A Câmara de Comércio Exterior (Camex) divulgou na última quinta-feira (05) que decidiu derrubar as alíquotas do imposto de importação sobre ácido tereftálico e seus sais (PTA) e chapas grossas de aço carbono. O objetivo, segundo nota do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), é evitar o desabastecimento desses dois produtos no mercado brasileiro.
O PTA (NCM 2917.36.00), de acordo com o MDIC, é a principal matéria-prima para produção da resina plástica PET e é utilizado também na fabricação de fibras de poliéster, material usado nas indústria têxtil, de confecções e automotiva. O imposto será reduzido a zero até 31 de julho. A importação com isenção é limitada à cota de 75 mil toneladas.
As chapas grossas de aço carbono (NCM 7208.51.00) são utilizadas, segundo o ministério, na produção de tubos submarinos para condução de gás, material usado na construção de poços petrolíferos. A alíquota foi reduzida para 2% pelo prazo de 180 dias, sendo que as importações estão limitadas à cota de 145 mil toneladas.
Fonte: Agência Anba
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por