Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Campanha CanopyStyle alerta sobre o desmatamento de florestas para produzir viscose

Trabalhar com moda sustentável não é algo simples pois a procedência e forma de fabricação da matéria prima que se utiliza na fabricação das roupas é de suma importância.  A Canopy está lançando um novo vídeo com Stella McCartney para promover sua campanha CanopyStyle que visa acabar com o desmatamento de florestas antigas e ameaçadas de extinção para fabricar raiom/viscose e modal.

Estreando em Nova York na conferência Global Compact da ONU, o vídeo mostra o andamento da campanha CanopyStyle, lançado em 2013 e que agora conta com o apoio de mais de 65 grandes marcas de moda, estilistas e varejistas que trabalham ao lado da iniciativa.

“Ter o apoio de marcas famosas, como a estilista Stella McCartney e 65 marcas líderes ajudou a conscientizar os produtores de viscose responsáveis por 75% do fornecimento global de raiom para se comprometer a proteger as florestas ameaçadas de extinção”, disse Nicole Rycroft, fundadora e diretora executiva do Canopy.

“Estamos animados com essa iniciativa para criar soluções tangíveis e à proteção das florestas do mundo, para os animais e as comunidades que os chamam de casa“.

A crescente demanda por celulose (polpa da árvore) irá aumentar ao longo dos próximos 40 anos, e isso acabará esgotando algumas das florestas mais antigas do mundo, de acordo com Nicole Rycroft. O importante é as confecções comprarem de tecelagens que vendam tecidos com o selo FSC™ (Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal).

Campanha CanopyStyle aletra sobre o desmatamento de florestas para produzir viscose stylo urbano

Segundo o site da Canopy:

Mais de 70 milhões de árvores são cortadas a cada ano para serem transformas em tecido celulósico, e a produção de polpa de celulose irá dobrar até 2050.

Dissolver a celulose (o material de base para raiom / viscose) cria aproximadamente 70% de resíduos da árvore e é um processo de fabricação quimicamente intensiva

Florestas antigas na Indonésia, Canadá e Amazônia estão sendo cortadas para fabricar tecidos artificiais para moda e acessórios.

Mas é bom ressaltar que existem empresas que fabricam fios de celulose com polpa de madeira certificada. Uma das maiores fabricantes do mundo de raiom, viscose e liocel é a austríaca Lenzing que não extrai polpa de madeira de florestas antigas e ameaçadas, áreas de alto valor de conservação (por exemplo florestas tropicais da Indonésia) e turfeiras tropicais. Foi a Lenzing é que criou e patenteou o Tencel (liocel) feito de polpa de eucalipto certificado e um dos tecidos mais sustentáveis do mundo.

Canopy convidou Stella McCartney para explicar a ameaça que a indústria da moda, principalmente o fast fashion, representa para as florestas do mundo. O vídeo mostra como 100 milhões de árvores desapareceram para se fabricar fios de raiom, viscose e outros tecidos a cada ano pois toneladas de madeira são retiradas de florestas antigas e ameaçadas de extinção.

Para apoiar o CanopyStyle, além de Stella McCartney estão outras marcas como H & M, Zara / Inditex, Marks & Spencer, Levi Strauss, lululemon e G-Star Raw.

Libriano curioso e inquieto que queria ser arquiteto mas se formou em artes plásticas e se tornou decorador, mas finalmente acabou mesmo se apaixonando pela moda.

Exibições: 266

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço