Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Cara e maravilhosa, conheça a primeira jaqueta de grafeno do mundo

Todos animados com a primeira jaqueta feita de grafeno no mundo. (Foto: Divulgação / Vollebak)

br>O grafeno é um material que, muitos acreditam, revolucionará a maneira como fazemos coisas no mundo. Assim como o grafite e o diamante, é composto puramente de átomos de carbono, mas ele se organiza de maneira plana e extremamente compactado, o que o faz ser muito resistente, leve, fino quase transparente e excelente condutor de calor e eletricidade.

O problema é que ele é extremamente caro e difícil de trabalhar, sendo que a indústria não encontrou muitas utilizações práticas para ele até hoje. Aos poucos, no entanto, isso pode mudar. É o que indica a empresa Vollebak.

Fabricante do material com que a Speedo confeccionou o maiô do nadador Michael Phelps em 2008, que de tão eficiente foi banido do esporte, acaba de lançar a primeira jaqueta de grafeno do mundo. "É tão forte e tão elástico que as fibras de uma teia de aranha revestida de grafeno poderiam pegar um avião em queda", como a Vollebak coloca em seus materiais de marketing.

O tecido da jaqueta tem dois lados. O lado do grafeno parece cinza-escuro, enquanto o lado oposto aparece em preto fosco. Para criá-lo, os cientistas transformaram o grafite bruto em algo chamado grafeno “nanoplatelets”, que são pilhas de grafeno que foram então misturadas com poliuretano para criar uma membrana.

Representação gráfica do grafeno, um retículo hexagonal feito inteiramente de átomos de carbono. (Foto: Creative Commons)


"Adicionar grafeno ao nylon muda fundamentalmente suas propriedades mecânicas e químicas - um tecido de náilon que não pode conduzir naturalmente calor ou energia, por exemplo, agora pode", divulgou a empresa.

Assim, ela pode ser usada tanto de um lado ou de outro, ampliando as possibilidades da jaqueta. “Como os físicos do Instituto Max Planck revelaram, o grafeno desafia as leis fundamentais da condução de calor, o que significa que sua jaqueta não apenas conduz o calor de seu corpo em torno de si para equalizar a temperatura da pele e aumentá-la”, explicou um dos criadores da jaqueta, Steve Tidball, à Fast Company.

“Mas também pode armazenar teoricamente uma quantidade ilimitada de calor, o que significa que pode funcionar como um radiador ”, completa Tidball. Ou seja, você pode deixar a jaqueta no sol ou perto de um aquecedor para que ela absorva o calor para te manter aquecido com uma fina e leve jaqueta mesmo no inverno mais intenso.

A jaqueta, segundo divulga a empresa, pode também equilibrar sua temperatura corporal natural, redistribuindo o calor das partes quentes do seu corpo para áreas mais frias.
As propriedades vão além, com poder bactericida, já que os microorganismos não se desenvolvem na superfície de grafeno, além de controlar a umidade.A empresa afirma que teve que anular a capacidade de condução elétrica, pois corria o risco de transformar a pessoa em um para-raios ambulante.

Tecido da jaqueta de grafeno visto de perto. (Foto: Divulgação / Vollebak)

Tudo muito legal, não fosse o preço. Está sendo vendida por 595 euros, pouco mais de R$ 2,5 mil. “Definitivamente, o grafeno continua sendo extremamente difícil de se trabalhar, incrivelmente caro para produzir e muito difícil de ser produzido em grandes quantidades, então o processo não tem sido fácil”, contou Tidball à Fast Company. "Até dois anos atrás, essa jaqueta teria sido impossível de fazer em sua forma atual."

Segundo Tidball, esse é somente um começo. “Ao lançar os casacos de grafeno para o mundo como protótipos experimentais, nosso objetivo é abrir nosso processo de pesquisa e desenvolvimento, e acelerar as descobertas para tirar o grafeno dos laboratórios de pesquisa para a vida prática’.

A ideia é que, conforme as pessoas usarem a jaqueta, vão descobrir novas possibilidades, abrindo espaço para o desenvolvimento de novos usos. Quando a roupa pode começar a conduzir calor e eletricidade, seu celular pode ser carregado somente por estar em seu bolso, em um exemplo hipotético.

”É revelador que a Vollebak tenha se inspirado no primeiro computador da Apple - uma placa-mãe que os entusiastas da computação precisavam colocar em um gabinete e conectar-se a um monitor por conta própria. O fato de agora se parecer com um artefato do século 19 mostra que toda a tecnologia precisa começar em algum lugar", afirmou Tidball. “Em tecnologia, você pode chegar cedo ou atrasado. Decidimos chegar cedo”.

https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/08/cara-e-...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 625

Responder esta

Respostas a este tópico

  Segundo Tidball, esse é somente um começo. “Ao lançar os casacos de grafeno para o mundo como protótipos experimentais, nosso objetivo é abrir nosso processo de pesquisa e desenvolvimento, e acelerar as descobertas para tirar o grafeno dos laboratórios de pesquisa para a vida prática’.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço