Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Carreira: Quer ser stylist? Especialistas dão as melhores dicas para quem deseja começar na profissão

Conversamos com algumas das maiores referências quando o assunto é styling no Brasil e vamos te contar tudo o que você precisa saber para ingressar na carreira.

A cada dia que passa, o termo stylist está mais em alta. Seja em tapetes vermelhos ou em figurinos compartilhados em postagens nas redes sociais, esses profissionais são sempre os principais creditados pelos lookinhos dos famosos. Mas afinal, o que faz um(a) stylist? Diferente do que alguns pensam, devido à semelhança da palavra stylist com estilista, este profissional não desenvolve roupas, e sim pensa quais peças irão funcionar melhor para cada ocasião, refletindo sempre nas referências e personalidades de seus clientes.

Para entender mais sobre o que é ser stylist no Brasil nos dias atuais, conversamos com três referências do meio: Bianca Jahara, Leandro Porto e Ode.

Bianca Jahara

Bianca Jahara e IZA (Foto: Reprodução/Instagram @biancajahara)

Bianca Jahara e IZA (Foto: Reprodução/Instagram @biancajahara)

Inicialmente estudando para criar sua própria marca de roupas, a Dress Code, etiqueta inspirada no punk inglês, a carioca Bianca Jahara começou sua carreira desbravando diversas áreas do mercado da moda. Hoje, ela é personal stylist de duas das maiores cantoras pop do Brasil: IZA e Gloria Groove.

IZA para o clipe de

IZA para o clipe de "Sem Filtro" (Foto: Reprodução/Instagram @biancajahara)


Salvar

Entre os seus trabalhos favoritos ao lado das estrelas, está o mais recente single de IZA, “Sem Filtro”, que traz um clipe futurista sobre um amor intenso, tendo um longo trabalho de pesquisa e produção para a composição dos figurinos. O grande desafio? Encontrar estilistas que consigam reproduzir a visão imaginada para o trabalho.

O clipe de “A Queda”, um dos maiores sucessos da carreira de Gloria, também tem um lugar especial na trajetória de Bianca, principalmente por sua repercussão e mensagem. “É uma realização incrível que ela chegou neste lugar, atingindo tantas pessoas com uma mensagem tão especial, porque nosso trabalho também tem essa responsabilidade de chegar nas pessoas de forma responsável, e com o figurino também fazendo parte deste discurso. Porque, afinal, a roupa também fala”, comenta.

Gloria Groove em

Gloria Groove em "A Queda" (Foto: Reprodução/Instagram @biancajahara)


Salvar

O maior objetivo de Bianca é sempre se superar a cada trabalho, e ela parece tirar isso de letra. Um exemplo? O mais recente lançamento de Gloria Groove, “Leilão”, em que a stylist precisou se inspirar em criaturas que, de fato, não existiam. “Fiquei com muito medo!”, revela.

Gloria Groove no clipe de

Gloria Groove no clipe de "Leilão" (Foto: Reprodução/Instagram @gloriagroove)


Salvar

Os sonhos de Bianca para o futuro não caminham sozinhos, estão sempre alinhados com suas musas e companheiras de trabalho. “Eu acredito muito nelas, sou muito coruja. Eu formei duas grandes famílias, e vê-las hoje fazendo grandes festivais, trabalhando com grandes marcas como Dolce & Gabbana, Burberry, entre outras, são sonhos que eu nunca imaginei alcançar. Quando eu estudei moda, não imaginei que isso seria possível”, ela afirma. Além de continuar se aproximando de grifes internacionais, Bianca e sua equipe também têm como prioridade dar lugar para designers emergentes brasileiros em suas produções.

Leandro Porto

Após se formar em Jornalismo, o goiano Leandro Porto seguiu para a capital paulistana para fazer uma pós em comunicação e cultura de moda, conquistando, na mesma época, o cargo de assistente da roteirista Renata Corrêa. Mas os planos de prosseguir como jornalista começaram a mudar de rumo quando ele começou a trabalhar como assistente de Pedro Sales, ofício que se estendeu por quatro anos. “O processo para começar a assinar meus próprios trabalhos foi natural, aconteceu de maneira bem orgânica”, revela.

Marina Sena com o styling de Leandro Porto (Foto: Reprodução/Instagram @leandroportos)

Marina Sena com o styling de Leandro Porto (Foto: Reprodução/Instagram @leandroportos)


Salvar

Desde então, Leandro coleciona um portfólio invejável e já trabalhou com nomes como Ivete Sangalo, Camila Pitanga, Ícaro Silva, Marina Sena, e a cantora Duda Beat, uma das parcerias mais especiais para o goiano. “Temos uma troca muito intensa e íntima, e nos divertimos muito em todas as situações”, conta.

Duda Beat com styling de Leandro Porto para o disco

Duda Beat com styling de Leandro Porto para o disco "Te Amo Lá Fora" (Foto: Reprodução/Instagram @leandroportos)


Salvar

Traduzindo a personalidade e visão de trabalho das artistas que trabalha, Leandro sempre mantém suas composições de styling frescas e inspiradoras. Ainda assim, ele lida com diversos desafios no mercado. "O meu maior desafio é me desligar de antigos padrões e encontrar novas maneiras de trabalhar e existir nesse mercado, que vem mudando tão rápido", admite. "Outro desafio é me manter fiel à minha essência e linguagem quando o mercado tem tantas demandas e amarras comerciais", completa.

Marina Sena para o clipe de

Marina Sena para o clipe de "Por Supuesto" (Foto: Reprodução/Instagram @amarinasena2)


Salvar

Apesar das dificuldades, Leandro olha para o futuro com otimismo e ambição. “Sou muito questionador, e sonho em ajudar a construir um mercado de moda mais diverso, justo e inclusivo. Quero ter uma carreira baseada na troca e no diálogo, gosto de trabalhar em grupo, acredito muito em colaborações, e adoro descobrir e ajudar novos designers.”

Ode

Ode (Foto: @bornalongaroad (@colorsxstudios), Foto_ @cassiatabatini, Beleza_ @brancamoura_, Unhas_ @cyshimi)

Ode (Foto: @bornalongaroad (@colorsxstudios), Foto_ @cassiatabatini, Beleza_ @brancamoura_, Unhas_ @cyshimi)


Salvar

Ainda no ensino primário, Ode pulou uma série na escola por ter desenhado um Curupira com proporções consideradas “harmoniosas demais”. Mais tarde, recebeu advertências por desenhar fadas seminuas com asas 3D. “Foi na infância que descobri a arte e a rebeldia”, revela a mineira de 23 anos.

A facilidade para contar histórias também apareceu em sua vida desde cedo, através de um amor antigo pela Literatura. E a paixão pela moda, claro, não demorou para surgir. O que a inspirou? Reality shows.

Já aos 15 anos, compartilhou uma carta aberta no Facebook aos seus então colegas brancos do colégio, apontando situações de racismo às quais era acometida sendo uma das únicas alunas pretas e bolsistas. O texto viralizou, rendendo à Ode um cargo como colunista da Revista Fórum e, mais tarde, uma coluna da Red Bull. Depois, aos 17, fundou uma plataforma digital com foco em produções artísticas afrodiaspóricas e africanas, iniciando sua carreira na curadoria de arte.

Linn da Quebrada para o disco

Linn da Quebrada para o disco "Trava Línguas" com styling de Ode (Foto: Reprodução/Instagram @bornalongroad)


Salvar

Após um hiato, em 2020, ela voltou aos trabalhos publicando em revistas internacionais, explorando e desafiando perspectivas ocidentais. “Neste período, já me entendia como travesti e erê consciente de que travesti é uma identidade substancialmente brasileira, do Sul Global e latino-americana. Voltei a produzir imagem e, em busca de me sentir pertencente, encontrei em produções de artistas que exploram sua ascendência latino-americana iconografias próximas às da minha infância na casa da minha avó na cidade de Itajubá no interior do estado de Minas Gerais. Dito isto, minha maior inspiração hoje é minha própria história.”

Marcinha do Corintho (Foto: @marcinhadocorintho (@censoredmagazine), Foto_ @angelecr, Unhas_ @cyshimi)

Marcinha do Corintho (Foto: @marcinhadocorintho (@censoredmagazine), Foto_ @angelecr, Unhas_ @cyshimi)


Salvar


Hoje, aos 23 anos, Ode se afirma orgulhosamente como uma travesti preta autodidata, que além de stylist, é curadora, escritora e diretora com reconhecimento internacional. Entre os seus trabalhos favoritos, está o filme “Restituição”, publicado no SHOWstudio, o primeiro longa que dirigiu e também assinou o styling.

Este ano, ela teve a honra de vestir para publicações internacionais a lendária travesti Marcinha do Corintho, além de assinar o styling de Edgar, multiartiste que é melhor amigue de Ode. Por fim, recentemente, fez uma série de imagens, frutos de um estudo que tem feito sobre iconografias que conectam o Brasil com a América Latina, e serão exibidas em uma exposição em Paris no início do próximo ano. O casting foi todo composto por pessoas próximas a ela, como Edgar, Urias, Lucas Leto e a esteticista Alanda Monteiro.

Edgar (Foto: @novissimoedgar (@bubblegumclubbb), Foto_ @angelecr, Beleza_ @chicasintetaz, Unhas_ @cyshimi)

Edgar (Foto: @novissimoedgar (@bubblegumclubbb), Foto_ @angelecr, Beleza_ @chicasintetaz, Unhas_ @cyshimi)


Salvar

Está começando ou tem vontade de iniciar uma carreira como stylist? Confira as dicas abaixo:

Bianca Jahara: "É um trabalho de muita pesquisa, mas também de se encontrar também, de colocar um pouco de você no trabalho. Você tem que criar características que são suas e que vão se misturar com o artista. Quando você trabalha com artistas, músicos, tem muito deles ali, não são personagens, são eles. Então, é preciso que eles se reconheçam no espelho. Sobre a rotina, meus finais de semana são sempre trabalhando, porque é praticamente um hobby. Mas é importante se conectar vivendo coisas bonitas, alimentando o seu olhar, isso vai sempre te deixando neste lugar fresco e inspirador."

Leandro Porto: "O principal conselho é se manter curioso e observador. Pesquisar sobre outros assuntos, manter um olhar atento ao comportamento humano, olhar pra fora da moda, estudar arte, cultura e política."

Ode: "Tenho 3 conselhos: Primeiro, pense bem, principalmente se você não for uma pessoa cis, branca e rica, pois é uma área extremamente cruel e excludente com determinados corpos. A inclusão que clamam é uma falácia. Nada está mudando. Em segundo, não seja obcecado por labels como as gerações antigas ainda são. Meu trabalho mais potente, por exemplo, foi feito com rosas de papel, cola quente, arame e papel cartão. Por último, não viva de moodboards de imagens que já existem. Viva e tenha experiências para, posteriormente, transmutar em imagens que só você pode dar a luz."

ISABELA "PÉTALA" (@PETALALALA)

https://revistaglamour.globo.com/Moda/noticia/2021/12/carreira-quer...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 304

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço