O jeans e a sarja sempre estiveram presentes na Casa de Criadores e na 55ª edição que aconteceu entre os dias 5 e 10 de dezembro, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, não foi diferente.
O interessante no evento é que diversas marcas abusam da criatividade ao trabalhar os materiais, colocando o denim em construções inusitadas e nunca antes pensadas. Do glamour de peças com drapeados, brilhos e novas modelagens à moda underground ou periférica – há espaço para todos dentro do universo jeanswear.
Sofisticação com referências à Schiaparelli deram o tom na passarela toda rosa de Rober Dognani
Pense no dourado invadindo tomara que caias, corsets e coletes, ombros exagerados, sobreposições, laços adamascados e mistura de tecidos. O denim é clean e vem no raw na calça desconstruída e dupla e no oversized com sobretingimento ou somente amaciado com amplos bolsos.
Já a Mockup trouxe uma São Paulo distópica em meio ao caos urbano e brincou com as estampas a laser e aviamentos e investiu na mistura de materiais da calça com aplicação de couro na lateral com estampa como se fossem raios que ainda surgem no fit com cintura baixa. As skinnies não foram deixadas de lado e, aqui aparecem com navalhados no black que ganha esbranquiçados no look usado com top feito de tecidos que parecem de gravatas.
Os recortes estão presentes na calça masculina com “ondas” laterais e no modelo em couro. A jaqueta cropped vem trabalhada com dizeres. A marca usou tecidos da Santana Textiles, Nicoletti Têxtil e Santista Jeanswear.
Leandro Quaresma trouxe o denim plissado no raw, sobreposto à saia longa, além de vestidos com volumes e repuxados com tecidos da Santista Jeanswear. Já a Riddim trabalhou o color no verde e azul klein em propostas mais comerciais que unem referências western com glamour na jaqueta com franjas e costura marcada usada com calça flare no marrom, estilo college na saia plissada no bruto, além do toque artesanal em tops de crochê juntamente com saias que ganham bordados no mesmo tecido e no avesso e calças amplas com cós duplo. Os metalizados fazem parte da coleção da Le Benites onde o prata faz companhia para o branco em peças utilitárias e desconstruídas e a malha denim vem com fuxicos na barra da saia no look usado com regata nadador unindo o esportivo e artesanal. Estampas em tons vivos e recortes alegram a passarela da Berimbau que traz o frescor em peças leves na coleção Raízes. A marca denominada afro-futurista e afro-indígena trabalha uma moda democrática e sustentável e contou com o apoio da Santista Jeanswear e Canatiba Têxtil.
Marlo Studio trouxe um lado mais sombrio ao denim black e bruto. Em lavanderia o descarregamento de cor vem combinado à espatulados e efeitos com spray em novas releituras do denim em modelagens amplas. A marca contou com a parceria de Santana Textiles.
Afroperifa valoriza o upcycling e a moda inclusiva com uma moda urbana da periferia. Aqui temos colchas de retalhos reciclados em maxi casacos e calças. O denim invade chapéus e e bolsas no tom prata com desgastes. Estampas a laser permeiam coletes e fits retos e o jeans com elastano e fibras nobres surge no look utilitário. Os artigos utilizados são da Canatiba Têxtil.
A N/E* Recycled aposta no streetwear criativo onde entram sobreposições no shape oversized com bermuda destroyer por cima da produção masculina e a bermuda com elástico aparente por baixo da calça feminina que ganha efeitos manchados como se fossem óleo. Joelhos marcados, correntes, cós duplo e com aspecto desfeito e estampas fazem parte da coleção que também inclui a jorts com recortes de tecidos em lavagens diferentes.
A marca Vou Assim sempre faz um mix interessante de materiais em peças desconstruídas e cheias de estilo. Na coleção “Tecnologias de Vida” pode tudo: misturar os paetês super brilhantes com o denim patchwork, trabalhar recortes, efeitos inacabados, fios, costuras marcadas, quadriculados do upcycling, algodão e jeans com cerzidos, calça com tecidos em paisley aplicado nas pernas e a mistura do tule com repuxados no modelo reto usado com top no jeans com efeitos tie dye.
Na Aczan o destaque é o volume das mangas da jaqueta esportiva, os desfiados e zíperes da wide cropped com cintura baixa, efeitos destroyers do shortinho e a calça com aplicação de faixas de tecidos com aparas soltas. Estampas a laser decoram saias com fendas e ilhoses e as calças utilitárias.
A UMS 458-LL traz o jeans premium com detalhes em couro do look all denim, aplicações de imagens e o xadrez que permeia diferentes peças. Destaque ainda para o black com amarronzados, corpete com zíperes, efeito matelassê com costuras marcadas na camisa masculina e ilhoses nas calças e bermudas cargo. Os artigos utilizados são da Vicunha e Santista Jeanswear.
Fonte: Vanessa de Castro | Foto: Divulgação
Por: Equipe Guia JeansWear
https://guiajeanswear.com.br/desfiles/casa-de-criadores-evento-traz...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por