Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Casal Macron celebra a moda e memória dos estilistas que já partiram com presidente a cantar "Ne me quitte pas" (Não me deixes)

O presidente francês, Emmanuel Macron, e a primeira-dama, Brigitte Macron, celebraram a criatividade no "jantar de moda" que organizaram no Palácio do Eliseu, na noite de segunda-feira, 2 de outubro, com uma comovente homenagem aos criadores de moda desaparecidos.


O jantar da moda no Palais de l'Elysée emParis - FNW


Aproveitando um momento de tranquilidade após a refeição, Emmanuel Macron juntou-se ao pianista Jon Batiste, de Nova Orleães, para cantar "Ne me quitte pas", o famoso lamento de Jacques Brel por um amigo que partiu.

"Estava um pouco stressado antes deste jantar", revelou o presidente, ao iniciar o seu discurso num inglês impecável, recordando que o último jantar de moda no palácio presidencial teve lugar em fevereiro de 2020, apenas duas semanas antes de ser forçado a "tomar a terrível decisão de confinar o país", devido à Covid.

Desde então, Alber Elbaz e Kenzo Takada – ambos presentes nessa célebre receção no Palais de l'Élysée – deixaram-nos. Tal como Paco Rabanne e Issey Miyake: Emmanuel Macron prestou homenagem a todos.

"Todos adotaram França, para despertar o nosso mundo e transcendê-lo, para transformar as nossas vidas e ainda para nos vestir a todos", sublinhou.

"Quer venham cá passar algumas semanas por ano, quer se instalem definitivamente, todos vocês contribuem para mudar o nosso mundo de uma forma profunda", acrescentou o presidente, saudando Marc Bohan, da Dior, que nos deixou recentemente e que, segundo este, "encarnava o diálogo íntimo que a moda mantém com outras artes – literatura, poesia, cinema". 

Anúncio de um dia da moda durante os Jogos Olímpicos 

(JO)

Macron fez um anúncio surpreendente: está previsto um dia da moda no centro de Paris para coincidir com os próximos Jogos Olímpicos, que se realizarão na capital em julho.

Correndo o risco de ofender sensibilidades, uma vez que a moda é um universo notoriamente egocêntrico, alguns notáveis foram convidados para a mesa de honra: Maria Grazia Chiuri, Demna, Pierpaolo Piccioli, Jean-Claude Jitrois, Veronique Nichanian, Pharrell Williams, Anna Wintour, Naomi Campbell, Nicolas Ghesquière, a princesa e joalheira Sirivannavari Nariratana, bem como vários patrões poderosos, mormente Bruno Pavlovsky da Chanel e Delphine Arnault da LVMH.

Resplandecente, elegante e sempre sorridente, Brigitte Macron usou sapatos compensados violeta Christian Louboutin, calças Barbara Bui e soberbo casaco preto Vuitton enfeitado com cristais.

Durante o seu discurso inaugural, Bruno Pavlovsky – que preside a Fédération de la Haute Couture et de la Mode (FHCM), órgão dirigente da moda francesa – lembrou que em agosto de 2019, durante a cimeira do G7 em Biarritz, Macron colocou a indústria da moda e dos têxteis como desafiado a iniciar uma transição sustentável, preservando ao mesmo tempo as suas tradições criativas únicas.

“Dia após dia, cada marca avança ao seu ritmo rumo à economia circular, à transparência e à transformação da cadeia de valor… ao mesmo tempo que salvaguarda o savoir-faire e a excelência”, sublinhou Bruno Pavlovsky, dando as boas-vindas aos membros de trabalho da comissão executiva da federação – Francesca Bellettini, Sidney Toledano, Anouck Duranteau-Loeper, Guillaume de Seynes, Elsa Lanzo e Pascal Morand, presidente executivo da FHCM, para apoiar a nova geração de criadores.
 
Os convidados desfrutaram de uma taça de champanhe no elegante jardim do l'Élysée, onde se aglomeravam CEOs, ministros, grandes criadores e jovens esperançosos com um futuro brilhante. Todos jantaram sob o ouro da república: lagosta e vitela acompanhadas de Chablis e Château Marbuzet 2015.

Líderes empresariais como Sidney Toledano estiveram à mesa com o ministro da Economia Bruno Le Maire, que alguns imaginam que poderá suceder a Macron no final do seu mandato, em maio de 2027.

Os criadores presentes são dezenas: notadamente Rick Owens, Giambattista Valli, Andreas Kronthaler, Olivier Theyskens, Lutz Huelle, Anthony Alvarez, Alexandre Mattiussi, Iris Van Herpen, Victor Weinsanto, Aurélien Arbet, Peter Do, Victoria Feldman e Tomas Berzins, Norman René Devera e Peter Movrin, e muitos CEOs também estiveram presentes – de Nicolas Santi-Weil a Bastien Daguzan, entre muitos outros.

POR

Godfrey Deeny

https://pt.fashionnetwork.com/news/Casal-macron-celebra-a-moda-e-me...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 17

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço