Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

CBRA cumpre visita do terceiro pilar do Programa SBRHVI em oito laboratórios de Mato Grosso

A equipe do Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA), da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), cumpriu a programação do terceiro pilar do programa Standard Brasil HVI (SBRHVI), para aplicação do protocolo de Verificação e Diagnóstico de Conformidade do Laboratório (VDCL), nos oito laboratórios participantes do Estado de Mato Grosso. Os dois outros pilares são o próprio CBRA e o Banco da Qualidade do Algodão Brasileiro. Durante as visitas técnicas, que ocorreram em agosto e setembro, quando necessário, foram feitas recomendações de melhorias. Foram visitados os laboratórios Unicotton (Primavera do Leste), Cooperfibra (Campo Verde), Petrovina (Pedra Preta) e Kuhlmann- Bureau Veritas, nas unidades de Rondonópolis, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Lucas do Rio Verde e Sorriso.

“O SBRHVI tem como objetivo garantir o resultado de origem e assegurar mais credibilidade e transparência aos resultados de análise de HVI realizados pelos laboratórios. Por isso, nessas visitas, avaliamos o cumprimento dos 42 itens da lista de VDCL e, se for o caso, fazemos as recomendações para melhorias, para que todos os itens estejam em conformidade com o Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro – certificação voluntária/autocontrole – Mapa”, afirmou o gestor do Programa SBRHVI, Edson Mizoguchi.

No caso dos laboratórios do Grupo Veritas, visitados de 11 a 15 de setembro, o gestor informou que houve uma considerável evolução na implantação do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), o que irá colaborar para “padronização dos procedimentos e para melhoria de todos os laboratórios do grupo”. A supervisora de Qualidade da Kuhlmann/Bureau Veritas, Bruna Corrêa, explicou que os cinco laboratórios de classificação instrumental de algodão em pluma somam 36 instrumentos de classificação. “Todos participam do Programa SBRHVI, pois os três pilares do programa nos auxiliam a alcançar um melhor resultado, monitorar as calibrações dos equipamentos e proporcionar maior confiabilidade aos laudos que emitimos. Iniciamos o programa de certificação voluntária do algodão brasileiro. Entretanto, até o momento, foram os programas do SBRHVI que nos atenderam e têm sido uma ferramenta importante para a rastreabilidade e confiabilidade dos resultados das análises de fibra no Brasil”, afirmou.

 

O assistente do CBRA, Deninson Lima, visitou o laboratório da Cooperfibra, no dia 24 de agosto, e informou que o local está próximo de ter a acreditação dos ensaios na norma ABNT NBR 17025:2017. “A direção da unidade já está trabalhando em um novo laboratório, reestruturado para a melhoria dos processos. Ele poderá atingir o dobro do volume de ensaios de sua capacidade atual”, explicou. Para o gerente do laboratório Ademir Roberto Carling, o resultado se deve ao relacionamento com o CBRA, depois da implementação do Programa. “Os nossos processos melhoraram bastante, e ficaram mais confiáveis para o mercado. Quem ganha com isso são os nossos produtores, que estão na batalha do dia a dia para tentar produzir não só qualidade, mas quantidade também”, disse.

 

Além da visita técnica, foi realizada auditoria interna de qualidade no laboratório de Petrovina, de 23 a 25 de agosto, visando à implantação do Sistema de Gestão de Qualidade. Apesar de laboratório ser pequeno em relação aos demais, eles estão empenhados em garantir a qualidade em todo o processo. “Participar do Programa SBRHVI trouxe mais transparência, credibilidade e rastreabilidade nos processos de análise de HVI dos fardos de algodão produzidos no Brasil. Com a VDCL, nosso laboratório teve uma melhoria contínua no atendimento aos requisitos das melhores práticas”, afirmou Cintia Karla Ribeiro, responsável pelo local.

 

Já o laboratório da Unicotton possui certificação ISO 9001:2015, o que facilita, na visão dos técnicos do CBRA, a documentação de todas as evidências que impactam diretamente os processos que envolvam os ensaios. A visita técnica foi feita em 23 de agosto. “O laboratório cumpre com os requisitos para a participação no Programa SBRHVI e trabalha, cada vez mais, na estruturação dos requisitos técnicos exigidos pela VDCL”, explicou Deninson Lima.

Terceiro Pilar

 

Entre maio e junho deste ano, os laboratórios da Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa), da Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa), da Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampasul) e da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) também passaram pela aplicação da VDCL. Somados aos laboratórios de Mato Grosso, que receberam a visita técnica recentemente, a equipe do CBRA completou, com sucesso, a verificação nos 12 laboratórios que integram o terceiro pilar do Programa do SBRHVI. A ação garante que os processos padronizados e dados aferidos nos ensaios com o algodão beneficiado, feitos por aparelhos HVI, são fidedignos e transparentes. Além disso, os laboratórios ficam preparados para atender à fiscalização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), no Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro – certificação voluntária/autocontrole – Mapa. A próxima rodada de visitas será na safra do ano que vem.

De acordo com o gestor do Programa SBRHVI, Edson Mizoguchi, os laboratórios têm investido em melhorias a cada ano, refletindo na qualidade do programa. “Neste ano, tivemos o acréscimo de quatro máquinas e um laboratório, totalizando 74 máquinas e 12 laboratórios. Os avanços têm sido muito robustos”, disse. O gestor explica que, atualmente, o foco dos laboratórios está na implementação do Sistema de Gestão de Qualidade, que vai trazer mais padronização ao processo. “Nosso desafio é a excelência.”

Imprensa Abrapa
Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

Monise Centurion – Jornalista Assistente

https://abrapa.com.br/2023/09/19/cbra-cumpre-visita-do-terceiro-pil...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 19

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço